O governo de Minas, em meio a casos de violência no país, anunciou que todas as escolas do Estado serão 100% monitoradas por câmeras de segurança. O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema (Novo) durante visita à Escola Estadual Amélia Santana Barbosa, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), na manhã desta quarta-feira (12).

O chefe do executivo, acompanhado do Secretário de Educação, Igor de Alvarenga, e pelo chefe do Estado-Maior da Polícia Militar (PMMG), coronel Marcelo Ramos, apresentou um pacote com novas medidas de prevenção à violência e fortalecimento da rede de proteção.

“Quase 70% das escolas de Minas já tem circuito interno de TV. As principais áreas são monitoradas 24 horas por dia. Essa medida foi adotada ano passado como medida de maior segurança, para evitar vandalismos, furtos que muitas escolas são acometidas. Vamos ampliar esse investimento. No ano passado foram R$ 48 milhões, esse ano vamos reservar mais R$ 35 milhões para equiparmos todas as escolas do estado com circuito interno”, explicou.

Zema garantiu que os 30% das escolas, que ainda não tem o monitoramento por vídeo, já estão com o dinheiro em caixa, em processo de licitação ou de instalação. “Os equipamentos vão monitorar os principais setores dos colégios, como as entradas, muros e pátio”.

Restrição de acesso

Com foco na segurança dos alunos, as medidas de prevenção à violência nas escolas preveem uma restrição ainda maior de pessoas nas unidades de ensino. “Vamos ter controle de acesso, portões fechados. Qualquer pessoa que acessar as escolas vai ter que se identificar. Essa medida começa a ser adotada na próxima semana”, disse o governador.

Além disso, como foi anunciado pela Polícia Militar na última segunda-feira (10), mais 127 viaturas vão reforçar o patrulhamento no entorno das escolas.

Canal direto com a polícia

A Secretária de Educação também vai criar um canal direto entre diretorias dos colégios, governo e Polícia Militar. Ele vai servir para facilitar as denúncias e aumentar a rede de proteção aos alunos. “Também vamos fazer um canal direto dos diretores, com a superintendência de ensino e a PM para facilitar a comunicação de ocorrências ou intervenções de mais urgência. Todas essas medidas posso dizer que há um fortalecimento da segurança dos alunos em todos os estados, medidas que implementamos na rede estadual, mas que também estará disponível para escolas municipais e a rede privada. tudo isso tá dentro de um contexto de melhorarmos a educação”, disse.

O governador ainda lembrou o ocorrido em Santa Catarina na última semana e disse que não quer que o mesmo se repita em Minas. “Assisti de maneira muito triste o que ocorreu em Santa Catarina. Uma série de procedimentos estão sendo adotados nas escolas do estado para termos medidas preventivas para minimizar ocorrências como aquelas. É a última coisa que queremos em Minas Gerais”, contou Zema.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: