O USS Gerald R. Ford, considerado o maior porta-aviões dos Estados Unidos e do mundo, chegou nesta terça-feira (11) à área de controle do Comando Sul dos EUA, no Oceano Atlântico, próximo à América Latina. A movimentação ocorre em meio à escalada de tensões entre Washington e Caracas. A informação foi confirmada pelo deputado norte-americano Carlos Gimenez, integrante do Comitê de Serviços Armados do Congresso dos Estados Unidos.
“Desde o Congresso dos Estados Unidos, podemos confirmar que nosso porta-aviões maior, o USS Gerald R. Ford, ingressou na área de controle do Comando Sul no Atlântico, para se incorporar ao esforço militar contra o Cártel de los Soles. Força e fé”, escreveu Gimenez em publicação na rede X (antigo Twitter).
De acordo com o Departamento de Guerra dos Estados Unidos, o envio do USS Gerald R. Ford segue a diretriz do presidente Donald Trump no combate ao “narcoterrorismo”. O porta-aviões, de propulsão nuclear, possui 333 metros de comprimento, 78 metros de largura no convés de voo e 40,8 metros de altura. A embarcação pode alcançar velocidade de até 30 nós (cerca de 55 km/h) e integra a 4ª Frota da Marinha norte-americana, junto a outros navios de guerra.
Desde agosto, os Estados Unidos vêm conduzindo operações navais no Caribe, em águas internacionais próximas à Venezuela, sob o argumento de combater o narcotráfico. As ações contam com apoio de caças F-35, que monitoram a região e participam de bombardeios a embarcações suspeitas. Segundo o governo norte-americano, mais de 70 pessoas foram mortas nessas ofensivas, classificadas como “narcoterroristas”.
Além do avanço militar, o presidente Trump autorizou a Agência Central de Inteligência (CIA) a executar “ações letais” em território venezuelano, com o objetivo de intensificar a campanha contra o governo de Nicolás Maduro. Em entrevista na Casa Branca, Trump declarou que Maduro teria oferecido as riquezas do país em troca de uma “trégua”, proposta que o presidente norte-americano rejeitou.
Conforme informações da Marinha dos Estados Unidos, o USS Gerald R. Ford tem capacidade para transportar até 90 aeronaves, incluindo caças F-35 Joint Strike Fighter, F/A-18E/F Super Hornet, E-2D Advanced Hawkeye, EA-18G Growler, helicópteros MH-60R/S e veículos aéreos e de combate não tripulados. A chegada do porta-aviões reforça a presença militar norte-americana na região e amplia as tensões geopolíticas com a Venezuela.
Com informações do Metrópoles










