Termina na próxima sexta-feira (3), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Em Formiga, a estimativa era vacinar quase 26 mil pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, mas de acordo com dados fornecidos pela Superintendência Regional de Saúde (SES), apenas 53,4% se vacinaram.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a meta é vacinar 90% dos grupos prioritários. Se separar por grupo, o município também não alcançou a meta em nenhum deles.
Até o momento, o índice mais baixo de adesão foi de pessoas com algum tipo de deficiência. A expectativa era vacinar cerca de 2.700 pessoas, mas apenas 65 receberam a imunização, o que representa 2,3%.
Gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e professores não alcançaram nem 50% de vacinados. Até mesmo os trabalhadores da saúde estão com baixa adesão, sendo que 55,63% dos profissionais se vacinaram.
Metade das crianças de 6 meses a menores de 5 anos se vacinaram (50,95%).
O público alvo mais vacinado foram os idosos com mais de 60 anos. Mesmo assim, dos mais de 12 mil aptos a vacinar em Formiga, apenas 8 mil compareceram, totalizando 65,75%.
De acordo com a Prefeitura de Formiga, ainda dá tempo de colocar a vacina em dia. É importante ressaltar que é obrigatório o uso de máscara nas unidades de saúde.
Confira abaixo os horários em que cada posto de saúde aplica a vacina contra a gripe:
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação