Vários medicamentos estão em falta nas prateleiras de farmácias da região Centro-Oeste de Minas. O portal g1 realizou uma pesquisa em 10 estabelecimentos de Divinópolis, Formiga, Itaúna, Oliveira e Bom Despacho. Em todos eles, há falta de algum tipo de remédio. Entre outros, falta dipirona, novalgina, tylenol sinus, ibuprofeno, buscopan e antibióticos.

Segundo a farmacêutica Liliam Cristina, em muitos casos é possível fazer substituições, como os medicamentos para febre e dores em geral, mas em casos de antibióticos como as amoxicilinas, não pode haver substituição sem prescrição médica.

O g1 entrou em contato com o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estados de Minas Gerais (Sincofarma) para saber se o órgão foi notificado por farmacêuticos sobre a ausência dos remédios nos estabelecimentos, mas não obteve retorno até a última atualização da reportagem.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) também foi questionada, mas não respondeu até a última atualização da matéria.

Procura por medicamentos

A gerente comercial Elaine Fonseca notou a falta de medicamentos nas drogarias, quando, por duas vezes, tentou comprar o tylenol sinus para tratar da sinusite. “Não achei em nenhum lugar, quando procurei na primeira vez, só no dia seguinte”, disse.

Na Droga Rede, farmácia onde ela procurou o medicamento, no Centro de Divinópolis, o medicamento está indisponível há três semanas. Segundo a gerente Flávia de Oliveira, não é apenas o tylenol sinus que está em falta, o estabelecimento também não tem conseguido adquirir de fornecedores, os medicamentos enterogernina e dipirona xarope, novalgina e outros.

Para a gerente, a falta pode estar relacionada à sazonalidade, no entanto, não há justificativa por parte dos fornecedores.

Em Oliveira, na Farmácia Nossas Ervas, a situação se repete, segundo a atendente Poliana Souza. A falta principal é das amoxicilinas: não há disponibilidade de nenhum tipo. Mas além deste remédio há registro de falta de outros medicamentos e a situação tem sido recorrente.

Em Bom Despacho a farmacêutica Liliam Cristina disse que na Drogaria Centro-Oeste, onde ela atende, além das amoxicilinas falta também a novalgina, dipirona, ibuprofeno, buscopan composto e sefadoxila, que são remédios usados geralmente para febre dores em geral.

 

“Tem sido muito séria essa falta de medicamentos porque muitas vezes não é possível substituir em caso de prescrição médica. Aí a pessoa precisa voltar para casa sem o remédio e tentar consultar novamente com o médico para ele prescrever outra opção”, explicou.

 

Em Pará de Minas, Itaúna e Formiga, a falta dos medicamentos também tem sido um problema. O g1 ligou em duas farmácias de cada uma dessas cidades e a resposta é a mesma, há falta dos remédios básicos já mencionados na reportagem.

Fonte: G1

COMPATILHAR: