O Brasil perdeu para a Croácia nos pênaltis e está eliminado da Copa do Mundo. Após empatar no tempo normal, o Brasil saiu na frente, com Neymar, mas cedeu o empate para a Croácia na prorrogação.Os croatas aguardam o vencedor de Argentina e Holanda para saber quem enfrentam na próxima fase.
O primeiro tempo foi de equilíbrio entre as equipes, tanto o Brasil, quanto a Croácia criaram boas chances de gol, mas com falhas no arremate final. No segundo tempo, o Brasil criou duas boas oportunidades para abrir o placar. A primeira, até o VAR foi acionado por um possível pênalti a favor da Seleção. Mas que foi prontamente negado. Já na segunda, o goleiro Livakovic tirou com os pés um chute à queima roupa de Neymar.
Com o ataque em baixa, Tite optou por modificar a equipe colocando os jovens Antony e Rodrygo, nas vagas de Raphinha e Vinícius Jr. Com maior posse de bola, o Brasil passou a atacar mais, enquanto a Croácia se fechava na defesa buscando sair nos contra-ataques. Dessa forma, o goleiro croata passou a ter mais trabalho e mostrar o porque é um dos destaques deste Mundial.
Nos minutos finais do tempo regulamentar, com apoio da torcida, o Brasil pressionou, pressionou, mas não conseguiu converter em gol e o duelo foi para a prorrogação. Nos minutos finais do primeiro tempo, após linda tabela, Neymar saiu cara-a-cara com o goleiro croata, driblou o jogador e mandou para o fundo das redes, para alívio de uma nação.
Nos 15 minutos finais, Alex Sandro, mesmo sem estar 100%, entrou na vaga de Eder Militão, para tentar ajudar a defesa a segurar o placar. Precisando do resultado, os croatas se lançaram ao ataque e, faltando três minutos para o fim da partida, em uma das poucas finalizações certas, Petkovic bateu no canto direito de Alisson, empatando o jogo e levando a decisão para os pênaltis.
Como isso, a Croácia manteve a tradição de jamais ter pedido uma prorrogação. Contando o duelo contra o Brasil, foram cinco oportunidades. Três aconteceram em 2018, na Rússia. Vitória contra a Inglaterra, e empates com Dinamarca e Rússia. A penúltima aconteceu nesta edição, contra o Japão.
Fonte: Hoje em Dia