Você já imaginou usar um vídeo game para fazer fisioterapia? A criançada é que vai adorar isso, mas a verdade é que vários equipamentos tecnológicos estão sendo usados com sucesso em reabilitações.
Além do vídeo game tem também uma máquina desenvolvida especialmente para astronautas. São 30, 40 e 50 vibrações por segundo. A responsável é a power plate, uma prancha vibratória que estimula a musculatura e circulação do sangue.
A tecnologia foi desenvolvida na década de 60 para ajudar astronautas russos a se recuperarem dos efeitos da falta de gravidade. Nos anos 2000 se popularizou e, atualmente, é usada tanto para reabilitação como para fins estéticos.
O paciente pode ficar parado ou fazer exercícios sobre a prancha. Os movimentos variam de acordo com a necessidade de cada caso. Existem os que fortalecem os braços, o abdômem e as pernas, mas uma sessão de fisioterapia pode ficar ainda mais divertida.
Sobre uma plataforma a pessoa faz movimentos que são repetidos na tela do computador. Parece mera brincadeira, mas os resultados comprovam os efeitos sobre o corpo.
Através da estabilometria o fisioterapeuta faz a avaliação do equilíbrio do paciente se o corpo tende mais para um lado ou outro e até como o cérebro se comporta quando o corpo tem que ficar estático. Com esse laudo o profissional traça as atividades necessárias para cada caso.
O aposentado Jorge Benedet Esteves fraturou o ombro e teve que passar por uma cirurgia. Ficou dois meses com o braço direito imobilizado. Quando tirou a tipoia os movimentos estavam comprometidos. Com a ajuda do vídeo game ele voltou a se exercitar e hoje consegue levantar e mexer os braços sem dificuldade.

COMPATILHAR: