A arquiteta formiguense Maria Cláudia Senna está participando do Movimento HotSpot na categoria arquitetura. O concurso nacional, promovido pelo Ministério da Cultura, Vale do Rio Doce e Riachuelo, é um prêmio de inovação e criatividade em diferentes áreas.
A seleção é feita por curadores especialistas de cada ramo, entretanto a participação popular na rede social Facebook serve de termômetro para o reconhecimento do trabalho.
O projeto de Maria Cláudia, Ginásio Aquático, já está em 1º lugar na sua categoria e em 5º no ranking geral. Interessados em conhecer e ?curtir? o trabalho podem acessar o link
http://movimentohotspot.com/projeto/ginasio-aquatico/. Maria Cláudia Senna é formada em arquitetura e urbanismo pela PUC Minas.
O projeto
O projeto do Ginásio Aquático agrega valores técnico-construtivos de elevado padrão e sofisticação. Isto só se tornou possível por meio de um estudo detalhado e minucioso de sua estrutura, o que propiciou o uso de materiais adequados e condizentes com a proposta de transparência, legibilidade, fluidez e reversibilidade dos espaços, estimulando a participação dos usuários nas atividades dentro e fora assim como uma íntima relação com o entorno do edifício. Abrigará eventos internacionais!
Tratam-se de imagens-chave do projeto, suas vistas mais privilegiadas e representativas. As imagens externas caracterizam o Ginásio Aquático com seu entorno, que busca manter uma reciprocidade de sensações e vocações entre eles. A água! Também é observada a estrutura de cobertura independente do corpo do edifício que parece flutuar sobre o espelho d´água. A intenção é homenagear os nadadores brasileiros e fazer alusão à leveza deles dentro da piscina. São gigantes que flutuam!
A proposta de inovação está em sua estrutura e cobertura sofisticadas, conceituais; na interação do projeto com a comunidade e sua grande importância na questão da mobilidade social dos usuários carentes, através de atividades; em sua capacidade física e de programa para proporcionar todos recursos para a formação de grandes atletas; por ser capaz de abrigar grandes eventos nacionais e internacionais, de acordo com os padrões F.I.N.A. de exigências, como não se tem conhecimento em todo o país.
O projeto contempla questões sustentáveis através de iluminação ecológica de energia solar, espelhos d´água que coletam as águas pluviais, que são direcionadas a um reservatório inferior, depois são reutilizadas para irrigação de jardins, banheiros e limpeza das áreas externas; comprometimento com os padrões F.I.N.A.; desenvolvimento de atividades sociais para a comunidade mais carente; sofisticação do material da cobertura. Projeto indicado para o Ópera Prima, pela PUC Minas.
Conheça abaixo o projeto da arquiteta.

COMPATILHAR: