Após privatizar a BR-365, entre Patrocínio e Uberlândia, a gestão de Romeu Zema (Novo) prepara mais um pacote de concessões. Desta vez, a BR-354/352, entre Patos de Minas e Arcos, será repassada a iniciativa privada. O trecho tem um total de 231,3 km de extensão.
As audiências públicas já foram realizadas e o governo prepara o edital para realizar o leilão. O valor máximo do pedágio, cotado em 2021, é de R$ 10,58, contudo poderá ser menor.
O critério de leilão é a combinação do menor valor de pedágio, combinado com o maior valor de outorga e, pelas regras, pode-se ter um desconto de até 15% no valor de pedágio cobrado.
Está prevista a construção de três praças de pedágio. Uma entre Lagoa Formosa e Carmo do Paranaíba. A segunda perto de Guarda dos Ferreiros e a última na região de Bambuí.
Nos primeiros dois anos, a concessionária será obrigada a executar somente obras de conservação, como tapa-buracos. A partir do terceiro ano, ela também deverá ampliar os acostamentos, rotatórias e outros dispositivos de melhoria de tráfego.
A BR-354/352 pertence ao Governo Federal e é gerida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) autorizou o repasse ao Estado de Minas Gerais, contudo a efetivação ainda depende da publicação do contrato de concessão. Até lá, o trecho segue sob responsabilidade federal.
Ao contrário da BR-365, que está tomada pelos buracos, a BR-354 foi revitalizada em 2019 e está em boas condições.
Procurada pelo Patos Notícias, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade informou que ainda analisa às contribuições coletadas nas audiências públicas. Somente após esse processo, o edital será publicado, contudo sem previsão de data.
Trechos da concessão
- BR-354
- Do km 300,90 (Lagoa Formosa) ao km 370,90 (Campos Altos);
- Do km 383,50 (Córrego Danta) ao km 478,60 (Arcos).
- BR-352
- Do km 181,70 (Patos de Minas) ao km 247,90 (Lagoa Formosa).
Fonte: Patos Notícias