Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de 13 cidades do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas passam a contar com mais conforto e estrutura no transporte para tratamentos médicos. O Governo de Minas entregou simbolicamente, na última quinta-feira (28), em Lagoa Formosa, 15 micro-ônibus como parte do Programa Transporta SUS.
A nova frota tem como objetivo facilitar o deslocamento de pacientes que precisam realizar consultas, exames e tratamentos em outros municípios. Cada micro-ônibus possui capacidade para 22 passageiros, ar-condicionado e tomadas para carregamento de celulares. O investimento total foi de R$ 9,1 milhões.
Os veículos atenderão as cidades de Arapuá, Brasilândia de Minas, Carmo do Paranaíba, Lagoa Grande, Matutina, Patos de Minas, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra do Salitre, Tiros e Vazante. Além disso, dois micro-ônibus ficarão de reserva na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba (CIS ALP).
“Eles asseguram que os pacientes tenham acesso ao serviço de qualidade”, afirmou Maíra de Castro Lemos, superintendente regional de Saúde de Patos de Minas.
Durante a cerimônia, o governo também entregou quatro carros, avaliados em R$ 123 mil cada, destinados ao Programa de Apoio Técnico às Ações de Vigilância Sanitária Municipal. Os veículos vão reforçar o trabalho de equipes nas regiões de Patos de Minas, Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba.
Com a entrega dos novos micro-ônibus e veículos de apoio, o Governo de Minas busca fortalecer o acesso dos pacientes do SUS a tratamentos fora de seus municípios de origem, além de apoiar a vigilância sanitária local. A iniciativa integra ações para melhorar a infraestrutura e a qualidade dos serviços de saúde prestados à população mineira.
Com informações do Itatiaia