A situação está apertando para Brasil e Paraguai, que ligaram alerta vermelho contra a gripe aviária, que já foi detectada em todos os outros países da América do Sul.

As fronteiras sanitárias estão reforçadas pelas autoridades do governo e os produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso trabalham 24 horas também protegendo as fronteiras com Argentina, Uruguai e Bolívia.

As previsões são as piores possíveis se o vírus chegar ao Brasil. Quando se detecta um caso, obrigatoriamente num raio de 3 quilômetros todas as outras aves são abatidas.

Os Estados Unidos, país muito preparado a nível sanitário, registraram 2 surtos nos últimos 6 meses e abateram mais de 50 milhões de cabeças. Hoje, o americano vive com o desabastecimento do ovo e da carne de frango, com preços nas alturas.

No Brasil, se a gripe aviária se espalhar, será um desastre econômico no setor de proteínas. Somos os maiores exportadores mundiais de frango, carne que, no momento, é a mais acessível para o consumidor. Se o ovo está caro, o preço vai mais longe se faltar o produto no mercado.

O vírus da gripe aviária tem poder de contaminação sobre os humanos, porém os casos registrados não trazem os riscos que são para as aves.

Porém, a Organização Mundial de Saúde alerta que o vírus da gripe já levou à morte mamíferos como a raposa e a lontra, na Inglaterra, e leões marinhos encontrados mortos dias atrás em praias peruanas. Uma modificação genética no vírus já houve!

E não se pode prever o risco que a próxima alteração pode trazer para os humanos.

Carne suína subindo, tilápia disparando, se o frango também sobe, a vaca acompanha e o boi vai atrás. Por questões religiosas ou não, vai aumentar o número de pessoas sem comer carne na quaresma!

A atenção com a possível chegada da gripe aviária não deve se restringir apenas aos produtores e autoridades sanitárias, porque a contaminação e a velocidade da propagação da doença entre as aves é semelhante à covid nos humanos.

Por isso, todos os criadores de galinhas nos quintais de casa, sítios e fazendas, apenas para consumo próprio ou não, precisam ficar atentos. Ao perceberem qualquer sinal, chamem imediatamente uma autoridade sanitária para tentar conter o avanço.

Percebendo que a galinha caminha cambaleante, tem tosse, diarreia, para de botar ou tem morte súbita, cuidado: o vírus pode estar na sua porta.

 

Fonte: Itatiaia

 

COMPATILHAR: