Um homem de 45 anos acabou preso por maus-tratos a uma cadela em uma propriedade localizada na região da Fazenda Buriti do Canto, na zona rural de Pompéu nessa segunda-feira (20). A ação ocorreu após denúncia anônima apontar que o responsável mantinha cães e porcos em condições insalubres e de sofrimento.
No local, a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) encontrou uma cadela em grave situação de maus-tratos. Conforme a polícia, o animal estava amarrado por uma corda que causava lesões no pescoço, dentro de um chiqueiro, sem acesso a água ou alimento. Além disso, apresentava ferimentos nas orelhas infestados por miíases (bicheira), conforme relatado no laudo veterinário.
Maus-tratos a cadela em Pompéu
Uma veterinária acompanhou a ocorrência, que confirmou as condições precárias e elaborou o laudo técnico. A polícia levou o suspeito à delegacia, onde o delegado ratificou a prisão em flagrante. Antes de ser detido, o homem passou por exame médico que atestou sua integridade física.
De acordo com a polícia, os militares levaram a cadela ao Centro de Tratamento e Castração Municipal, onde está recebendo os devidos cuidados veterinários.
O caso reforça a importância de denúncias contra maus-tratos a animais, um crime previsto na Lei 14.064/2020, que aumenta a pena para até cinco anos de reclusão em casos de crueldade contra cães e gatos.
Fonte: Portal Gerais