“Lembrei do Vampeta, que deu umas cambalhotas na rampa do Palácio pra comemorar quando ganhou a Copa. Mas ali (no Fórum), não dava pra fazer isso, aí eu resolvi fazer estrelinhas”, conta aos risos Enoc Oliveira, de 49 anos. Nascido e criado em São Paulo, o homem que trabalha como caminhoneiro está “famoso” na internet desde a noite da última quarta-feira (12 de julho), depois que o vídeo de sua saída do Fórum de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, viralizou. Nas imagens, ele é visto cumprimentando os porteiros e seguranças antes de sair do prédio pulando no pé direito e, em seguida, dando “estrelas” rampa abaixo.
“Foi o meu primeiro casamento, no papel. Nos conhecemos em São Paulo e, como tenho muita família em Contagem, sugeri que a gente se mudasse para lá. Só que não deu certo e resolvemos separar, os dois. Só que estava demorando, e a gente fica ansioso, queria acabar logo com isso. Era para ter sido um tempo atrás, mas foi online e a internet não estava legal, aí adiaram por quatro meses”, conta.
Vivendo em São Paulo, onde já tem uma nova namorada, ele precisou viajar por mais de 7h até o fórum da Grande BH para participar da audiência. Este, segundo ele, foi outro ponto que motivou a sua grande alegria com a conclusão do processo, que já se arrastava por quase um ano.
“Foi tudo tranquilo, para as duas partes, resolveu certinho. E, quando eu saí, fiquei muito feliz, queria pegar na mão de alguém. E, para dar tudo certo daqui para frente, levantei o pé esquerdo e já saí dando três pulinhos com o pé direito. Do lado de fora, deu vontade de jogar a mão para cima, como se estivesse comemorando um gol”, lembra, com muito bom humor, o caminhoneiro.
Comemoração não foi provocação
A advogada Ursula Lauren foi a responsável pela viralização das imagens. Ela aguardava na porta do fórum, ao lado de uma cliente, quando presenciou a celebração do caminhoneiro. Após filmar com o celular um trecho e publicar em suas redes sociais, a repercussão veio rápido e, em poucos minutos, mais de 600 mil pessoas de todo o Brasil já tinham assistido e curtido o vídeo.
“Depois que filmei, ele me chamou, quis conversar e contou mais sobre audiência, sobre o processo. Nós conversamos, rimos um pouquinho da situação. Mas gostaria de ressaltar que nada que ele fez foi para prejudicar ou pra provocar a ex-esposa. Inclusive, ela não estava presencialmente, participou de forma online. Ele não fez aquilo para provocar, ele não sabia que estava sendo filmado, fez por estar feliz mesmo”, defende a advogada.
Segundo ela, em anos trabalhando na área, essa foi a primeira vez que ela viu algo assim. “Nós que atuamos nas Varas de Família, sabemos que o divórcio costuma ser um momento delicado, um dia reflexivo, de página virada. Mas a pessoa sair assim, tão eufórica, eu nunca tinha visto”, pondera.
Questionado sobre o que a ex-esposa estava achando da repercussão, Enoc garante não saber, uma vez que não mantém nenhum contato com a mulher.
“Ela também já está em um novo relacionamento, então eu já exclui de tudo, não tenho nem contato no WhatsApp mais. Ela já deve ter visto, mas não sei o que está achando. Eu estou bem, com minha nova namorada, que é professora aqui em São Paulo, uma pessoa bem companheira. Só comemorei por estar feliz por conseguir resolver isso (separação) antes do fim do ano e antes do meu aniversário”, celebrou o homem, que completa 50 anos no próximo sábado (15 de julho).
“Ninguém é dono de ninguém”, diz caminhoneiro para homens que não aceitam término
Após a separação pacífica na Justiça, o caminhoneiro aproveitou para orientar os homens que não aceitam o fim do relacionamento e perseguem, agridem, ameaçam e matam suas ex-companheiras diariamente por todo o Brasil.
“Ninguém é dono de ninguém. Se a pessoa falou que acabou, acabou. Essas pessoas só pensam depois que estão na cadeia, não pensam antes. A verdade é que, com o tempo, tudo acaba, todo mal passa. Se não está dando certo em um lugar, muda, vai para outro canto”, pede.
Ainda segundo ele, problemas em relacionamento sempre vão existir. “Enquanto tiver gente, Coca-Cola, e barata, vai ter problema em casamento. Então, o conselho que eu posso dar é para os homens respeitarem as mulheres e elas respeitarem os maridos, que no final, tudo dá certo”, finalizou o caminhoneiro, antes de seguir viagem por uma estrada de São Paulo.
Fonte: O Tempo