Lagoa Santa – Região Metropolitana de Belo Horizonte – O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) realizou, na terça-feira (5), uma operação para tentar resgatar um jacaré que foi visto com um arpão de pesca cravado em um dos membros. O animal vive na Lagoa Central, localizada no bairro Várzea, em Lagoa Santa, e pode ter sido alvo de uma tentativa de captura ilegal.
A presença do arpão foi notada por militares na segunda-feira (4), levantando suspeitas entre representantes de órgãos ambientais sobre uma possível prática irregular de caça. A equipe de resgate atuou no isolamento da área e tentou conter o animal. No entanto, durante a aproximação, o jacaré se agitou e retornou para dentro da lagoa, frustrando os esforços de captura.
Apesar do insucesso na ação inicial, os bombeiros continuam monitorando o local e afirmam que uma nova tentativa será feita assim que o animal voltar à margem da lagoa.
A Lagoa Central é conhecida por abrigar o jacaré “Alfredo”, um jacaré-de-papo-amarelo que se tornou uma figura popular entre os moradores de Lagoa Santa nos últimos cinco anos. Contudo, segundo informações do Corpo de Bombeiros na manhã desta quarta-feira (6), o animal ferido visto com o arpão é de grande porte, mas não se trata de Alfredo.
As autoridades continuam acompanhando o caso e alertam para os riscos e ilegalidades envolvidos em tentativas de captura de animais silvestres.
Com informações O Tempo