O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, de 71 anos, ministrou uma aula de jiu-jitsu na última sexta-feira (13), no Rio de Janeiro.

O seminário foi para integrantes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e para crianças e adolescentes do projeto social Maré Top Team, promovido no Complexo da Maré e instalado dentro do 22º Batalhão da Polícia Militar.

O momento foi compartilhado nas redes sociais do Bope. “Na manhã dessa sexta-feira 13, recebemos a visita do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux. Na ocasião o magistrado ministrou um seminário de defesa pessoal e Jiu Jtisu aos policiais e convidados”.

O Jiu-Jitsu hoje tem um reconhecimento mundial pela sua disciplina e pela sua vertente de educação. Quantos jovens saíram de condições sociais difíceis e hoje estão ensinando o Jiu-Jitsu brasileiro mundo afora?”, questionou o ministro na aula, segundo o portal especializado “Tatame”.

“Os programas sociais hoje representam o altar mor da arte suave. O Jiu-Jitsu de competição é importantíssimo, mas o Jiu-Jitsu se impôs no mundo exatamente por essa sua preocupação com o social”, completou o ministro.

Fux pratica jiu-jitsu há mais de 40 anos e é faixa vermelha e branca (chamada de coral), a segunda maior graduação da arte marcial. A faixa foi dada ao ministro em 2019.

Na época, ele afirmou que a luta o ensinou a “cuidar da saúde, formar uma família, respeitar os homens em geral, ter disciplina”. “A ter ética e valentia, que valem até hoje para o exercício da minha profissão”, acrescentou sobre o jiu-jitsu.

 

Fonte: O Tempo

COMPARTILHAR: