Em meio à pressão do Centrão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu a presidente da Caixa, Maria Rita Serrano, nesta quarta-feira (25), após reunião entre os dois no Palácio do Planalto. Quem assume é o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes, que foi indicado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para o cargo.
A troca de comando na Caixa ocorre no momento em que Lira e outros líderes do Centrão pressionam, desde julho, o governo para troca na presidência do banco estatal. Parlamentares estavam insatisfeitos com a demora de Lula para realizar a mudança e acomodar o bloco partidário mais poderoso do Parlamento em um novo cargo.
A crise piorou quando uma exposição da Caixa Cultural trouxe colagem com ataques ao presidente da Câmara, retratado dentro de uma lixeira ao lado da senadora e ex-ministra Damares Alves (Republicanos-DF) e do ex-ministro Paulo Guedes.
A assessoria de imprensa da Presidência da República informou que Lula agradeceu Maria Rita Serrano pelo “trabalho e dedicação”. A nomeação de Carlos Antônio Vieira Fernandes deve ocorrer nos próximos dias. O Palácio do Planalto disse que ele “vai dar continuidade ao trabalho de oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas”.
Terceira mulher do alto escalão a cair
A demissão de Rita Maria Serrano representa terceira substituição de mulheres por homens no alto escalão do governo Lula. Para garantir governabilidade junto ao Congresso Nacional, Lula fez no primeiro semestre deste ano uma minirreforma ministerial, que acabou diminuindo a representação feminina na Esplanada dos Ministérios. Dessa forma, Lula trocou Daniela Carneiro (ex-Turismo) e Ana Moser (ex-Esporte) por nomes indicados pelo Centrão. Entraram respectivamente no lugar delas Celso Sabino (União-PA) e André Fufuca (PP-MA).
Reforma Ministerial
Lula ainda fatiou a pasta comandada por Geraldo Alckmin (PSB) e mudou de cadeira Márcio França (PSB), que até então era titular da pasta de Portos e Aeroportos. A partir de um braço do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) foi criado a pasta do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, que é comandada por França. Portos e Aeroportos é tocada por Silvio Costa Filho (Republicanos-PE).
Atualmente, o governo federal discute criar o Ministério da Segurança Pública, que pode surgir do desmembramento da pasta comandada por Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública). Dino tem sofrido fogo-amigo de governistas do PT, que passaram a cobiçar a estrutura ministerial, a partir do momento em que ele começou a ser cotado para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia o comunicado oficial da Presidência da República
“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu hoje com a Presidenta da Caixa Econômica Federal Rita Serrano e agradeceu seu trabalho e dedicação no exercício do cargo.
Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio.
Na gestão de Serrano foram inauguradas 74 salas de atendimento para prefeitos em todo o país, cumprindo um compromisso de campanha.
O governo federal nomeará o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes para a presidência do banco, dando continuidade e ao trabalho da Caixa Ecônomica Federal na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas”.
Fonte: O Tempo