O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve fazer cirurgia no quadril nos próximos dias para curar as dores crônicas que sente na cabeça do fêmur. Auxiliares do petista estão acertando com a equipe médica os últimos detalhes, mas o procedimento médico deve ocorrer entre os dias 29 de setembro (sexta-feira) e 2 de outubro (segunda-feira).
Uma equipe médica vai ser deslocada do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo para operar o presidente da República na unidade de Brasília.
A cirurgia a que será submetido, chamada artroplastia do quadril, substitui a articulação “doente” por uma prótese artificial.
O procedimento deve proporcionar o alívio da dor provocada pela artrose, a correção de deformidades e a recuperação do movimento da articulação, promovendo conforto para realização de atividades diárias e de locomoção.
A recuperação leva cerca de seis semanas, mas, antes disso, Lula deve voltar a despachar do Palácio da Alvorada.
Dores no quadril
Lula tem artrose na cabeça do fêmur, que é o desgaste na cartilagem que reveste as articulações, e vem se queixando de dores com mais frequência. Ele já falou disso publicamente, relatando inclusive ficar de mau humor, bem como atrasar e cancelar compromissos oficiais.
As dores no quadril inclusive fizeram com que Lula antecipasse a saída dos Nova York (EUA) em um dia. A comitiva presidencial deixou os Estados Unidos na noite dessa quarta-feira (20) e, chegou na Base Aérea de Brasília por volta das 7h desta quinta-feira (21).
Fonte: O tempo