O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) instruiu a equipe ministerial do governo que as negociações com os Estados Unidos devem ser pautadas por “firmeza” e “sobriedade”.
Segundo relatos feitos à CNN, o petista avaliou, em conversas reservadas, que, pelo histórico de negociações, o presidente Donald Trump só respeita um negociador que demonstre firmeza.
Por este motivo, a diplomacia brasileira e o segmento empresarial devem manter postura de defesa do país, sem ceder a críticas dos negociadores americanos.
Por outro lado, o petista tem pregado a sobriedade para saber que a taxação prejudica a economia nacional e, por isso, o governo brasileiro tem de saber a hora de propor uma espécie de meio-termo.
Hoje, o governo brasileiro trabalha com cenários de negociações. Um deles seria um pedido de adiamento da imposição da nova tarifa, que entraria em vigor a partir do dia 1º de agosto, por 60 ou 90 dias.
O Brasil também deve discutir a redução da tarifa, de 50% para 30%, e a criação de cotas de exportação para, pelo menos, café e laranja.
Em reunião com ministros nesse domingo (13), Lula concordou em incluir o setor empresarial nas negociações com o governo dos Estados Unidos.
Fonte: CNN Brasil