O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou nesse sábado (11/10) para Roma, na Itália, onde vai participar de um evento da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre alimentação e combate à fome.

O petista e sua comitiva embarcam no fim da tarde e farão uma breve escala em Cabo Verde, no noroeste da África. A previsão é que ele chegue à capital italiana na manhã deste domingo (12/10), dia em que não deve ter outros compromissos oficiais.

A agenda com o papa Leão XIV está prevista para a manhã de segunda-feira (13/10). Esta vai ser a primeira vez que eles se encontram. Na posse do pontífice, em maio deste ano, Lula foi representado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

No mesmo dia, Lula participa do evento em comemoração aos 80 anos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), agência da ONU criada para reunir esforços pela erradicação da fome, e de reuniões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa liderada pelo Brasil a partir da última reunião do G20.

Há, ainda, a possibilidade de uma reunião bilateral com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni. Apesar de ela pertencer a um partido considerado de extrema-direita e ser crítica a políticas de esquerda, Meloni e Lula possuem uma relação amistosa e já se encontraram em outras ocasiões.

A previsão é que Lula retorne ao Brasil ainda na noite de segunda-feira, logo após as agendas que terá em Roma. A partir de terça-feira (14/10), o presidente terá como focos a indicação de um novo ministro para o Supremo Tribunal Federal (STF), devido à aposentadoria de Luís Roberto Barroso, e medidas alternativas à Medida Provisória (MP) do IOF, derrubada pelo Congresso Nacional.

 

Fonte: Levy Guimarães/O Tempo

COMPARTILHAR: