Mais de 11 milhões de foliões curtiram o Carnaval de 2013 em Minas. Desses, 5 milhões passaram por Belo Horizonte, confirmando a expectativa da prefeitura. O número foi divulgado pelo governo estadual nesta quinta-feira (23).

Segundo o secretário de Cultura, Leônidas Oliveira, os dados indicam um crescimento expressivo da festa. “Excedeu nossa previsão. Mostra, sobretudo, a preservação da festa grandiosa em Belo Horizonte. Mas também uma descentralização, promovendo Minas Gerais como um grande destino, resgatando carnavais importantes como Pompeu e Ouro Preto”, disse.

“Estamos em segundo lugar, competindo com São Paulo, muito pelo papel engrandecedor da mineiridade […] Vendemos quase o dobro de ingressos para eventos culturais aqui do que em São Paulo. Temos um mercado amplo, aberto, que faz com muito orgulho Minas Gerais o maior destino de cultura do Brasil”, completou.

Segundo o Estado, mais de 240 mil pessoas desembarcaram no aeroporto de Confins. Já na rodoviária, o número foi superior a 130 mil passageiros. A movimentação de turistas, diz o governo mineiro, injetou cerca de R$ 1,5 bilhão na economia.

Leônidas também explicou que o Governo estadual vai publicar um decreto para regulamentar e adquirir fundos para o Carnaval dos próximos anos. A ideia é profissionalizar ainda mais a festa.

“O governo de Minas vai estruturar, junto das ligas, blocos e parceiros, uma política estadual de economia da criatividade carnavalesca no estado. Não podemos fechar os olhos para um estado que tem o turismo cultural, a economia da criatividade como sua grande impulsionadora. Vamos qualificar os ambulantes, capacitar os bares, atendimentos. Todos da cadeira produtiva. Qualificar os músicos também. Toda essa grande maravilha que é a arte do Carnaval”, explicou.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: