As manchas de óleo, que vinham reaparecendo apenas no Litoral Sul, atingiram a Praia do Janga, em Paulista, no Grande Recife, nesta quarta-feira (23) (veja vídeo acima). A prefeitura da cidade identificou a substância por volta das 11h. Peixes apareceram boiando, mortos, próximos à mancha. A cidade é a nona do estado a registrar o reaparecimento das manchas, mas a primeira do Litoral Norte desde a quinta (17).

A Prefeitura de Paulista informou que não tinha como relacionar a morte dos peixes ao óleo. Foram recolhidas 489 toneladas de resíduos no litoral pernambucano desde o retorno da substância, segundo balanço divulgado na noite dessa terça-feira (22).

Peixes apareceram mortos na área onde surrgiram as manchas de óleo, no Janga, em Paulista, nesta sexta-feira (23) — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press


Secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente do município, Roberto Couto explicou que a orla vinha sendo monitorada, inclusive com utilização de drones, desde que as manchas atingiram o litoral pernambucano novamente.

“A gente montou um comitê permanente para fazer o monitoramento das manchas de óleo e foi surpreendido hoje com uma quantidade de óleo, que a gente considera razoável”, disse.

Voluntário retira óleo do mar na praia do Janga, em Paulista, no Grande Recife, nesta quarta-feira (23) — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

A prefeitura já havia mobilizado organizações não-governamentais para auxiliar na limpeza. A maré estava alta e o óleo atingiu pedras que fazem a contenção do mar na cidade.

“O monitoramento vinha contando com auxílio de pescadores e coletivos ambientais. Agora, já estamos com equipes da prefeitura e voluntários para fazer a limpeza. Inicialmente, pensamos em esperar a maré baixar, mas preferimos agir logo para não ter um ano maior”, afirmou o secretário.

A aproximação da mancha não foi registrada pelos drones, nem pelo monitoramento em terra. A hipótese levantada pela prefeitura é de que o óleo tenha vindo por baixo d’água, vindo à tona mais próximo da costa, segundo Couto.
Além de voluntários e das equipes da prefeitura, fuzileiros navais chegaram para fazer a limpeza da área, pouco após o meio-dia.

Trabalho volunário ajuda a retirar óleo na praia do Janga, em Paulista, no Grande Recife — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Outras praias

O óleo chegou novamente ao município de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife e parte Sul do litoral pernambucano, também nesta quarta-feira (23). Equipes da limpeza urbana do município, da Defesa Civil, entre outras, iniciaram a limpeza da área ainda na madrugada, inclusive dentro da água.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, José Bertotti, a Secretaria de Defesa Social identificou fragmentos de óleo na areia tanto da praia de Barra de Jangada quanto na Ilha do Amor, próximo à foz do Rio Jaboatão.

As manchas de óleo começaram a ser registradas no final de agosto e no começo de setembro em Pernambuco e na Paraíba. As praias pernambucanas estavam limpas desde o dia 25 de setembro, quando voltaram a ser atingidas pela substância na quinta (17).

Além de Paulista e Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso, Sirinhaém, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho estão na lista de cidades que registraram as manchas desde então.

Especialistas afirmam que o impacto do óleo no meio ambiente vai durar décadas, com prejuízo para espécies marinhas, para toda a cadeia alimentar e para os seres humanos. Além do recobrimento de praias, arrecifes, mangues e solos rochosos, que são difíceis de serem limpos, os fragmentos se decompõem e há moléculas nocivas ao ecossistema e à fauna.

Desde a terça-feira (22), o Exército passou a trabalhar também na limpeza do litoral pernambucano, após determinação do vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB).

 

Fonte: G1 ||
COMPATILHAR: