A campanha “Outubro Rosa” foca a atenção das instituições de saúde na conscientização para a prevenção do câncer de mama, uma das doenças que mais aflige mulheres em todo o país.

Em Formiga, os Programas de Saúde da Família (PSF’s) adotaram a cor rosa e desenvolveram atividades especiais relacionadas à campanha. A equipe do PSF Souza e Silva e Nirmatele promoveu atividades para as moradoras da região.

As atividades começaram às 8h, com a presença do prefeito Eugênio Vilela e do secretário de Saúde, Leandro Pimentel.

 Os dois falaram um pouco sobre a importância da prevenção do câncer de mama e das ações desenvolvidas pela Prefeitura em relação à saúde da mulher. “Parabenizo toda a equipe do PSF pelo belíssimo evento que foi promovido. São profissionais empenhados e cheios de boa vontade. Parabenizo, também, a todas as mulheres que vieram prestigiar e aprender mais sobre os cuidados com a saúde”, disse o prefeito.

Em seguida, as participantes tiveram a oportunidade de fazer uma aula de zumba gratuitamente. Após as aulas, houve um momento de relaxamento e foi iniciada a palestra sobre o câncer de mama.

 A coordenadora do setor de Atenção Primária e enfermeira, Renata de Oliveira Nativo, falou sobre a importância da prevenção e ensinou o passo a passo da forma correta de se fazer o autoexame da mama. “São medidas simples que podem salvar vidas”, explicou.

Em seguida, foram sorteados brindes e servido um lanche para as participantes.

A aposentada Brígida Ana foi uma das sorteadas. “O evento foi muito bom, muito alegre. A palestra sobre o câncer de mama me tirou várias dúvidas e me ensinou coisas que eu não sabia”, comentou.

O PSF continuou aberto durante todo o dia com atividades voltadas para o público feminino. Uma delas foi a intensificação na realização do exame preventivo, que é um teste realizado em mulheres que tem uma vida sexual ativa e tem como objetivo diagnosticar o aparecimento do câncer de colo de útero e de doenças sexualmente transmissíveis.

Outros PSF’s

Todos os PSF’s de Formiga desenvolveram alguma atividade relacionada ao “Outubro Rosa”. Foram confeccionados cartazes e uniformes na cor rosa, ministradas palestras, promovidos encontros com o intuito de discutir a campanha, entre outras ações.

Nessa semana, além do Souza e Silva e Nirmatele, o PSF Água Vermelha também preparou um evento especial para as mulheres.

Cerca de 50 mulheres assistiram a palestras e participaram de uma confraternização na sede da entidade Obras Sociais do Bairro Nossa Senhora Aparecida. O evento foi aberto pela coordenadora Renata, que passou a palavra às profissionais do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (Nasf).

 A nutricionista Ana Cláudia Batista Leão falou sobre alimentação saudável e prevenção do câncer de mama. A farmacêutica Sueli Mezêncio Moreira explicou como o uso correto de medicamentos e até de desodorantes pode ser uma forte ferramenta no combate à doença. E, para finalizar, a psicóloga Joseane Aparecida Messias Fernandes explicou como a rotina estressante pode ser prejudicial à saúde.

No final do evento, as presentes participaram da confraternização com música e um lanche coletivo.

 

Fonte: Decom ||
COMPATILHAR: