Na manhã desta terça-feira (2), manifestantes realizaram um protesto em Brasília pedindo a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em meio ao julgamento conduzido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.
O grupo se reuniu em um dos acessos ao condomínio onde Bolsonaro reside, utilizando um boneco inflável representando o ex-presidente e uma faixa com os dizeres: “Sem anistia para golpistas“. O ato ocorre paralelamente ao início do julgamento da Primeira Turma do STF, que analisa a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
A ação judicial envolve Bolsonaro e outros sete réus ligados a ele, todos acusados de tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições presidenciais de 2022 para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A denúncia da PGR aponta cinco crimes cometidos pelo grupo, e foi aceita por unanimidade pela Suprema Corte em março deste ano.
O julgamento marca mais um capítulo da apuração sobre os atos antidemocráticos pós-eleições de 2022. Enquanto o STF dá andamento ao processo, manifestações como a realizada nesta terça refletem a pressão popular por responsabilização dos envolvidos.
Com informações Estado de Minas