A Mão Amiga, entidade que luta contra o câncer e outras patologias graves em Formiga e região, está completando 17 anos de atuação.
A associação iniciou seus trabalhos em dezembro de 2005, mas sua formalização aconteceu em 9 de junho de 2006. Em março deste ano, a associação ultrapassou seus 10 mil cadastros, com dezenas de atendimentos diários.
“Ao longo dos anos, a Mão Amiga foi diversificando seus atendimentos assistenciais e conseguindo se fazer presente de forma bem expressiva na vida da comunidade”, comentou a gerente assistencial, Kátia Félix.
“São 17 anos de muita luta, muitas realizações e conquistas, sempre procurando fazer uma entrega de assistência com excelência à comunidade afim de cumprir a missão Mão Amiga”, comentou a co-fundadora e coordenadora geral Wilse Marques.
“E este grande trabalho assistencial não seria possível sem o apoio da comunidade, por isso, gostaríamos de agradecer a todos que tornam esta grande história em uma realidade tão importante pra nossa comunidade”, comentou Rita de Cássia, co-fundadora e presidente da Mão Amiga.
A história
Foi passando pelo sofrimento do câncer de mama, que Rita de Cássia Pereira Rocha decidiu que, caso se curasse, trabalharia em prol de portadores da doença.
Assim que recebeu o diagnóstico em agosto do ano 2000, iniciou o tratamento. Quatro anos mais tarde, então curada, sentiu a necessidade de ajudar outras mulheres que passavam pelo mesmo problema. Foi então que duas integrantes da Câmara da Mulher se juntaram a Rita, Wilse Marques Faria e Marta Maria da Silveira Oliveira (In Memoriam), então, as 3 decidiram formatar o projeto e colocá-lo finalmente em prática.
Para não ficar restrito a um só tipo de câncer, já que percebiam a incidência de outros tipos da doença no município, elas o renomearam como Mão Amiga. As amigas solicitaram apoio de outra ONG de assistência a pacientes oncológicos, a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acccom) e uma parceria começou a ser firmada, parceria que durou 5 meses, até que em 9 de junho de 2006, a Mão Amiga foi formalizada como associação. Com o apoio da Prefeitura de Formiga, que cedeu uma garagem para a instalação da entidade por 3 anos, foi possível colocar uma mesa para atendimento aos assistidos e, depois, foi montado um bazar de roupas para angariar fundos.
Com o aumento dos atendimentos, era preciso um lugar maior, foi então que a associação alugou um imóvel na rua Lassance Cunha com o apoio importante de Rômulo Filpi, proprietário da Cal Oeste, que custeava metade do aluguel.
A casa, que era grande no início, ficou pequena devido ao trabalho desenvolvido pela entidade, com os inúmeros atendimentos psicológicos, oficinas de artesanatos, empréstimo de vários tipos de equipamentos, as palestras, eventos e o bazar.
Então, junto à comunidade, a Mão Amiga elaborou o projeto da construção de sua sede própria, o Núcleo de Apoio Assistencial e de Prevenção ao Câncer, que hoje proporciona mais espaço e conforto aos assistidos e desenvolve trabalhos que você pode ir conhecer pessoalmente ou pelas redes sociais da Mão Amiga.
O endereço da sede é rua Marechal Deodoro, nº 354, no Centro de Formiga. O telefone de atendimento é o (37) 3322-3291.

Marta Maria da Silveira Oliveira (In Memoriam), Rita de Cássia Pereira Rocha e Wilse Marques Faria – Foto: Arquivo/Mão Amiga

Foto: Divulgação/Mão Amiga
Fonte: Associação Mão Amiga