Não é o espinafre. Muito menos algum superpoder. A longevidade de Mickey Mouse, que comemora 90 anos neste domingo (18), está relacionada ao seu corpinho, ideal para reprodução. O camundongo que virou sinônimo do império Disney ganhou um visual inovador assim que saiu da prancheta de desenho.

Mickey foi criado em 1928 por Walt Disney e o desenhista Ub Iwerks. Inicialmente batizado de Mortimer, o personagem teve o nome alterado para Mickey Mouse por sugestão de Lillian Bounds, esposa de Walt Disney, que considerava o primeiro nome formal demais para o personagem. Inicialmente, Mickey bebia e fumava, mas a popularidade que ganhou em pouco tempo foi tão grande que Walt Disney resolveu torná-lo politicamente correto já em 1930.

Em 1928, quando foi criado, Mickey era assim (Foto: Disney/Divulgação)

O mascote da Disney fez sua estreia no filme “Steamboat Willie”, primeira animação sincronizada com música e efeitos sonoros apresentada no Colony Theatre em Manhattan, Nova Iorque, em 18 de novembro de 1928. Confira o filme na íntegra:

Celebração

Para comemorar a data, a Disney  lançou uma exposição que presta homenagem ao impacto deste famoso personagem na cultura popular e que apresenta obras de mais de 20 renomados artistas de todo o mundo.

A mostra Mickey: The True Original Exhibition ficará em cartaz no Meatpacking District, em Nova York, até o dia 10 de fevereiro, e conta com obras de arte, fotos, interações criativas e artigos de promoção comercial.

Em 1940, no filme “Fantasia”, ele ganhou cores e o famoso chapéu mágico (Foto: Disney/Divulgação)

A exposição oferece a possibilidade de admirar obras de artistas destacados como Keith Haring, que em 1981 transformou Mickey em sua inspiração com o seu desenho Untitled (Mickey Mouse).

A peça vem acompanhada de uma seleção de fotos instantâneas originais dos anos 80 do artista junto a outras peças famosas da estrela da Disney, feitas pelo fotógrafo Tseng Kwong Chi.

Os artistas americanos Daniel Arsham e Katherine Bernhardt também participam com suas obras na exposição, que se divide em 12 salas temáticas nas quais estão incluídas peças originais e históricas sobre Mickey.

Em 1940, no filme “Fantasia”, ele ganhou cores e o famoso chapéu mágico (Foto: Disney/Divulgação)

Alguns dos momentos mais importantes do personagem são mostrados por meio de cenas em preto e branco de cortes de desenhos animados clássicos, uma reinterpretação do “aprendiz de bruxo”, da obra prima de Walt Disney, Fantasia, e uma recriação do set de All New Mickey Mouse Club, dos anos 90.

 

 

 

 

 

Fonte: Com portais de notícias ||

COMPATILHAR: