O Estado de Minas Gerais tem 120 cidades em situação de emergência pelas chuvas, de acordo com boletim divulgado nesta terça-feira (3) pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG). Isso equivale a 14% de todos os municípios mineiros. Endossou a lista na última atualização a cidade de Santa Rita de Caldas, no Sul de Minas.

O número de desalojados e desabrigados também subiu no Estado. Os desabrigados passaram de 1.585 na segunda-feira (2) para 1.604 nesta terça. Os desalojados saíram de 7.449 para 7.463. Aumento de 33 pessoas, que totalizam 9.067. Desabrigados são pessoas que necessitam de abrigo público, como habitação temporária, em função de danos ou ameaça de danos em seus domicílios. Já desalojados são pessoas que, em decorrência dos efeitos diretos do desastre, desocuparam seus domicílios, mas que se deslocam para casa de parentes ou amigos.

Como destaques nas últimas horas, a Defesa Civil estadual apontou que em Pouso Alegre, no Sul de Minas, devido às chuvas intensas ocorridas nos últimos dias, houve aumento aumento dos níveis dos rios Sapucaí, Sapucaí Mirim e Mandu que percorrem a cidade. Consequentemente, foram registradas inundações e alagamentos em diversas localidades, ocasionando danos generalizados em bens móveis e imóveis. Houve 16 pessoas desabrigadas e 11 desalojadas na cidade no domingo (1). Nessa segunda, houve deslizamento de terras de um talude, atingindo um imóvel resultando em três pessoas desalojadas.

Já em Perdões, no Sul de Minas, o ribeirão que passa pela cidade transbordou nessa segunda, causando inundações e alagamentos afetando aproximadamente seis residências e uma granja. A Defesa Civil Municipal está realizando ações de resposta ao desastre. Três pessoas ficaram desabrigadas e não há registro de desalojados.

Fonte: O Tempo

COMPARTILHAR: