Uma mulher brasileira de 40 anos foi presa nessa terça-feira (5), em Coimbra, sob suspeita de ter envenenado e matado seus cinco filhos ao longo de 15 anos, entre 2008 e 2023, em Minas Gerais, Brasil. A prisão foi realizada por inspetores da Polícia Judiciária portuguesa, após articulação internacional com a Europol e a Interpol.
Foragida desde o início de 2024, a suspeita era procurada por um mandado internacional de prisão. Segundo o jornal português Correio da Manhã, ela vivia em Coimbra com o companheiro desde maio deste ano e tentou resistir à prisão.
As autoridades portuguesas conseguiram localizá-la após a emissão do mandado de captura internacional. A brasileira deverá ser ouvida nesta quarta-feira (6) pelo Tribunal da Relação de Coimbra, onde será avaliada a possibilidade de sua extradição para o Brasil. Caso condenada, poderá cumprir pena de até 154 anos de prisão.
Segundo as investigações conduzidas no Brasil, a mulher teria utilizado doses elevadas de sedativos para envenenar os filhos, principalmente durante a noite, o que resultava em complicações de saúde e, posteriormente, na morte das vítimas. Os primeiros óbitos foram inicialmente atribuídos a causas naturais, o que impediu a descoberta imediata dos crimes.
O caso começou a ser investigado este ano, após a mãe da suspeita procurar as autoridades brasileiras com denúncias e desconfianças sobre as mortes dos netos. A polícia então reabriu os casos das cinco crianças: dois morreram em 2010, outros dois em 2019 e o último em 2023.
A prisão representa um avanço nas investigações e pode levar ao desfecho de um dos casos mais chocantes envolvendo violência familiar dos últimos anos. A decisão sobre a extradição e os próximos passos do processo deverão ser definidos nos próximos dias pelas autoridades portuguesas e brasileiras.
Com informações do Hoje em Dia