O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo informou que irá pedir vista do processo que trata da modelagem da capitalização da Eletrobras.

Depois de ser adiada várias vezes, o TCU abriu a sessão extraordinária que vai tratar do assunto, com a leitura do relatório do ministro Aroldo Cedraz, na manhã dessa quarta-feira (15).

Antes mesmo do início da leitura do voto, o ministro Vital do Rêgo anunciou que iria pedir vista do processo, e disse que depois da leitura do voto do relator, iria apresentar as razões da sua decisão.

Caso o pedido de vista seja mantido, o processo de privatização da companhia, previsto para ser concluído em maio do ano que vem, com uma oferta de ações na bolsa, deve ser postergado. 

A expectativa do governo era de que o TCU deliberaria ainda este ano sobre os valores mínimos da operação de capitalização da Eletrobras, que resultará na privatização da companhia. A aprovação do tribunal é tido como um dos pontos mais sensíveis do processo de privatização da elétrica.

O adiamento da decisão do TCU, combinado ao voto desfavorável do ministro relator, desanimou os investidores que ainda apostavam na aprovação neste ano. Por volta de 11h30, as ações ordinárias da Eletrobras (ELET3) tinham queda de 9,04%, a R$ 31,38. As ações preferenciais classe B (ELET6) tinham baixa de 8,12%, a R$ 31,18.

Fonte: MegaWhat

COMPATILHAR: