Um acidente fatal ocorrido no Distrito Federal voltou a colocar em evidência a gravidade do recall de airbags no Brasil. Uma mulher de 37 anos faleceu, nessa última terça-feira (1), após possivelmente a “espoleta” de um airbag Takata perfurar sua carótida durante uma colisão.
Segundo a Polícia Civil do Distrito Federal, a vítima conduzia um Toyota Etios 2015, modelo que possui dois recalls para inspeção e troca dos airbags, conforme dados da Senatran.
No Brasil, mais de 2 milhões de veículos continuam com o recall dos airbags defeituosos da Takata pendente, e sete pessoas já morreram em incidentes relacionados.
O que aconteceu?
A mulher colidiu na traseira de um Hyundai HB20 que estava parado em uma faixa de pedestres. Com o impacto, o airbag foi acionado, mas a espoleta, componente responsável por inflar o dispositivo, teria atingido e perfurado a carótida da motorista.
Os airbags Takata apresentam um defeito que pode causar a explosão desta peça, lançando fragmentos metálicos em direção aos ocupantes do veículo. Essa situação é extremamente perigosa e pode resultar em ferimentos graves ou morte.
Como saber se meu carro está no recall?
É fundamental que os proprietários de veículos consultem se seus carros estão na lista de recall. Para isso, basta acessar o site da montadora ou entrar no portal de consulta de recalls da Senatran. A Toyota, por exemplo, disponibiliza um número de telefone 0800 para atendimento e informações sobre os recalls.
O que diz a Toyota?
Em nota, a Toyota lamentou o ocorrido e informou que o Etios envolvido no acidente estava com a campanha de recall pendente desde 2019. A montadora reforçou a importância de realizar os recalls e pediu aos proprietários que verifiquem se seus veículos estão envolvidos na campanha.
Confira a nota da Toyota, na íntegra:
“A Toyota se solidariza com a família da vítima e lamenta o ocorrido. Com relação ao veículo, informa que se encontra com campanha de recall pendente desde 2019. Para que a Toyota possa fornecer mais informações, será necessária perícia técnica. Aproveitamos para pedir aos proprietários que verifiquem se os seus veículos estão envolvidos na campanha de recall pelo site https://www.toyota.com.br/meu-toyota/servicos/recall, pelo Toyota Assistência 24 horas no telefone 0800 703 0206 ou diretamente com o concessionário mais próximo. Caso o veículo esteja envolvido na campanha de recall, pedimos que o proprietário entre em contato com a Rede de Concessionárias Toyota para realizar o agendamento. O serviço consiste na substituição do deflagrador da bolsa do airbag, tem duração estimada de até 1 hora e é realizado de forma gratuita”.
Fonte: O Tempo