O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nessa terça-feira (2), que mais de 200 empresas brasileiras não estão exportando nem recebendo o pagamento pelas vendas feitas para a Argentina.

Segundo ele, o governo apresentaria uma proposta para esse impasse na reunião do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, nessa terça-feira.

Nós não queremos perder espaço de exportação para a Argentina. São mais de 200 empresas brasileiras que não estão exportando e não estão recebendo. Estão com os valores retidos na Argentina em virtude da falta de divisas. Nós vamos sentar hoje para verificar se é possível levar hoje ao presidente, em reunião seguida de jantar, uma solução para isso e assegurar que os nossos exportadores recebam pelo produto exportado”, declarou o ministro da Fazenda.

 

Haddad: Financiamento da exportação para a Argentina depende de garantias

Segundo Haddad, as empresas brasileiras precisam receber sem dificuldades e deve ser encontrada uma solução mediada. O ministro ainda declarou que Argentina deve entrar com garantias para que o fluxo de pagamentos não seja interrompido.

Não pode haver nenhum tipo de dificuldade para as empresas brasileiras. Precisamos encontrar uma solução mediada. Necessariamente a Argentina vai dar garantia para que possamos garantir que esse fluxo não seja interrompido. A forma de dar essa garantia está sendo estudada desde janeiro”, comentou Haddad.

 

Fonte: Infomoney

 

COMPATILHAR: