A dica de leitura para esta semana é o romance ‘Caminhos Cruzados’, do escritor por Érico Veríssimo e publicado em 1935.

O projeto “No Meio do Caminho tem um Livro” é idealizado pelas três Bibliotecas Públicas de Formiga.

A trama central da obra gira em torno de uma série de personagens cujas vidas se entrelaçam de maneiras inesperadas, refletindo os dilemas, as desigualdades sociais e as transformações urbanas da época.

Alberto, um jovem idealista, é um dos personagens centrais do romance. Sua luta por justiça e igualdade social reflete as tensões políticas e sociais do Brasil dos anos 30.

Clarissa é uma mulher determinada e independente, que busca autoafirmação em uma sociedade patriarcal. Sua jornada é marcada pela busca por identidade e liberdade, enfrentando os desafios impostos pela condição feminina na época.

Dona Mariana pertence a classe média alta conservadora, é uma personagem que simboliza a resistência às mudanças sociais. Sua visão de mundo, muitas vezes limitada e preconceituosa, serve como contraponto às ideias progressistas de Alberto e Clarissa.

Médico respeitado, Dr. Raul enfrenta um dilema moral ao lidar com a corrupção e a desigualdade social que permeiam sua prática profissional.

Miguel é um exemplo da luta diária das classes mais baixas para sobreviver em um ambiente hostil, é um funcionário público de baixo escalão. Seu esforço constante para sustentar a família e manter a dignidade é um testemunho da resiliência humana.

Todos os personagens deste romance cultivam, tímida ou abertamente, um sonho. No entanto esse sonho sempre é massacrado impiedosamente pelas tristezas do mundo real: pelas mazelas, dificuldades financeiras, mesquinharias cotidianas.

Ricos e pobres trocando serviços, e inutilizando os dias. Por que não dão conta da futilidade infinita, ou por ter cada dia como um pesado fardo.

Como os caminhos destes personagens tão distintos se cruzam e se transformam, revelando as complexidades e os segredos da sociedade brasileira dos anos 30?

A Biblioteca Osório Garcia, situada na Rua Alfa, 59, no bairro Ouro Negro, tem como objetivo incentivar a leitura de obras clássicas brasileiras nos dias de hoje. Esta obra não apenas conecta com a história e cultura, mas também oferece uma riqueza literária inestimável que continua a ser relevante e inspiradora.

Portanto, visitar as Biblioteca Públicas Municipais de Formiga, pegar emprestado um clássico da literatura brasileira e se permitir viajar pelas páginas dessas obras é uma forma de enriquecer a própria vida e contribuir para a valorização da cultura literária. Fortalecer esse hábito é garantir que as vozes dos grandes autores brasileiros continuem ecoando por muitas gerações.

Fonte: Bibliotecas Públicas

Imagem: reprodução Livraria Traça

 

 

 

COMPARTILHAR: