Um medicamento muito usado em todo o mundo para tratar refluxo ácido, gastrite e úlceras estomacais está associado a uma doença ainda mais grave.
De acordo com uma pesquisa da Universidade de Hong Kong e da University College London, as drogas do grupo de inibidores de bomba de próton (IBP), como o Omeprazol, Pantoprazol e Lansoprazol, podem aumentar em até 2,4 vezes o risco de desenvolver câncer de estômago. Apenas no Reino Unido, são mais de 50 milhões de prescrições desse tipo de remédio todos os anos. A descoberta já tinha sido identificada pelos acadêmicos, mas nunca em um estudo em que se eliminou uma bactéria então suspeita pelo desenvolvimento da doença.
Depois que a bactéria Helicobacterpylori foi removida, o risco de câncer estomacal aumentou na mesma dosagem e duração do tratamento com medicamentos anti-refluxo.
Eles recrutaram 63 mil adultos e compararam o uso do IBP a outro medicamento, conhecido como H2, que também limita a produção de ácido estomacal. Os participantes selecionados foram tratados entre 2003 e 2012 e depois acompanhados por cientistas até desenvolverem câncer de estômago, morrerem ou chegarem ao final do estudo, em 2015.

 

Fonte: O Tempo ||http://www.otempo.com.br/interessa/sa%C3%BAde-e-ci%C3%AAncia/omeprazol-eleva-risco-de-c%C3%A2ncer-de-est%C3%B4mago-1.1538430

COMPATILHAR: