Na tarde dessa terça-feira (14), a cidade de Divinópolis enfrentou uma situação de urgência devido ao volume de chuvas que afetou a região. O evento climático, resultou em 37 chamados relacionados a diversos incidentes que exigiram uma resposta rápida e coordenada do 10º Batalhão de Bombeiros do CBMMG.

Entre as ocorrências registradas, destacam-se:
Inundações/Alagamentos/Enxurradas: na rua Ibituruna, no bairro Ipiranga, diversos veículos ficaram submersos ou parcialmente submerso. Além disso, frequentadores de uma academia e moradores ficaram retidos dentro dos imóveis, sem condição de locomoção.

No bairro interlagos,18 veículos ficaram submersos ou parcialmente submersos. Outros pontos da cidade como os bairros: Vale do Sol, Nações, Rancho Alegre também passaram por situações similares em diversos pontos.

Salvamento de Pessoa em inundação/Alagamento/Enxurrada: Foram recebidos dois acionamentos para avaliar a necessidade de extração de pessoas acamadas em casas invadidas pela água. A filha de uma senhora acamada, relatou sentir dor no peito após ter a casa invadida pela água e precisou de atendimento médico com apoio do SAMU.

Desabamento / Desmoronamento / Colapso de estruturas: Quatro residências tiveram parte de sua estrutura afetada pelas chuvas. Um muro de divisa caiu entre duas casas vizinhas. Foi registrado outros dois muros de arrimo que romperam durante o período da chuva. Não houve vítimas decorrente dos desabamentos de muro.

Vistoria em Risco de Desabamento / Desmoronamento e Queda de árvore: Foram registrados outros 6 pedidos de vistorias em locais com potencial de queda ou desabamento durante o período chuvoso.

As ocorrências afetaram principalmente os bairros: Belo Vale, Bom Pastor, Campina Verde, Centro, Esplanada, Interlagos, Ipiranga, L. P. Pereira, Nações, Mangabeiras, Ponte Funda, Rancho Alegre, Vale do Sol e Vila Belo Horizonte.

O Corpo de Bombeiros, juntamente com a Defesa Civil Municipal, outras autoridades e serviços de emergência, continua monitorando a situação e atuando de forma preventiva para garantir a segurança da população. Pedimos à comunidade que permaneça atenta às orientações das autoridades locais e evite áreas de risco, bem como a exposição a situações potencialmente.

 

Fonte: CBMMG

COMPARTILHAR: