A indicação de leitura para esta semana é o livro ‘’Os Barcos de Papel’’ do autor José Maviael Monteiro.
O projeto “No Meio do Caminho tem um Livro” é idealizado pelas três bibliotecas de Formiga.
A história se passa no Rio de Janeiro e narra as aventuras dos garotos Quito, André, Miguel e Josué. Quito mora em uma comunidade no morro perto de um rio.
Um dia ele chama seus amigos para irem até o rio perto da sua casa. Esse rio era cercado por uma vegetação com um amontoado de pedras. Nessas pedras eles encontram uma caverna e resolvem explorá-la. Dentro da caverna os garotos encontram, estátuas, jornais velhos e morcegos.
A caverna tinha uma espécie de labirinto, e com isso os garotos não sabem como sair e acabam se perdendo dentro dela.
O tempo passa e os garotos não voltam para casa: os seus pais ficam preocupados e acionam a polícia e os bombeiros. O desaparecimento dos garotos vira notícia dos jornais da cidade.
Então, dois bandidos perigosos encontram os garotos na caverna e resolvem pedir um resgate em dinheiro para seus pais. Depois disso, sair da caverna ficou ainda mais difícil para eles. Mas, Quito era muito esperto e teve a ideia de fazer barcos de papel.
Leia o livro e descubra como os barcos de papel salvaram os garotos dessa aventura perigosa.
O livro apresenta uma leitura divertida e com um propósito educativo por meio da consciência dos protagonistas, características marcantes das obras da série vagalume.
Essa obra faz parte do acervo da Biblioteca Pública Municipal Donateli Gandra Fonseca. O atendimento é de segunda à sexta das 8h30 às 17h30, na Rua Lassance Cunha, 671 Quinzinho.
Fonte: Biblioteca Pública

Foto: divulgação Biblioteca Pública