O estado de saúde do papa Francisco, internado desde quarta-feira (29) com problemas respiratórios, melhora gradativamente, informou o Vaticano, em um comunicado nesta quinta-feira (30).

Segundo o Vaticano, o pontífice já voltou a trabalhar do hospital e também rezou no quarto. “Sua Santidade descansou bem durante a noite. Seu quadro clínico está gradualmente melhorando, e ele continua seu tratamento programado. Nesta manhã, após o café da manhã, ele leu alguns jornais e voltou a trabalhar”, diz o comunicado.

O papa foi levado para o hospital Agostino Gemelli de Roma, na Itália, no fim da manhã de quarta após se queixar de falta de ar, segundo o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni. Ele ainda deverá permanecer na unidade de saúde pelos próximos dias. Segundo agências de notícias, médicos estão otimistas com a melhora.

Toda a agenda do pontífice para os próximos dias foi cancelada. Entre os compromissos nesta semana, havia a celebração da missa pelo Domingo de Ramos, em 2 de abril.

O estado de saúde do papa chegou a ser omitido pelo Vaticano. No início da quarta-feira, foi divulgado que Francisco havia sido levado ao hospital para exames de rotina. Uma reportagem de um jornal italiano informou que ele teria ido ao hospital de ambulância, após passar mal com problemas no coração e com dores pulmonares.

Após a repercussão, o Vaticano confirmou que a internação foi por uma infecção respiratória. Ainda segundo o Vaticano, o pontífice fez exame para a Covid-19, e o resultado foi negativo.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: