Nesta semana, um vídeo viralizou nas redes sociais com um patinete elétrico acelerando a 100 km/h na Marginal Pinheiros, em São Paulo. O vídeo mostra o super patinete em alta velocidade, acima até mesmo do limite permitido na via que tem máxima estabelecida a 90 km/h.

No entanto, não se trata de um patinete comum. O veículo é um Minimotors Dualtron Thunder 3. Diferente dos patinetes que podem ser alugados em São Paulo e que tem motor de 1.000watts, o Thunder 3 tem dois motores de 2.500W cada, uma bateria de 72V e 40Ah, tem 170 km de autonomia e que alcança o máximo de 100 km/h.

No entanto, o vídeo que viralizou nas redes sociais mostra uma prática ilegal por diversos motivos. O patinete não é regulamentado no Brasil. Mas, também, não pode ser homologado como veículo apto a circular nas vias públicas. Não é considerado uma motocicleta e portanto não pode andar em ruas e avenidas.

Além disso, em São Paulo a Prefeitura regulamenta que o patinete deve ter velocidade limitada a 20 km/h e o produto deve ter limitação técnica na própria motorização. Além disso, só pode circular em ruas cuja velocidade é de até 40 km/h, excluindo vias expressas e avenidas.

 

Fonte: Marcos Camargo Jr-R7

 

COMPARTILHAR: