A estudante Luana Soares Peixoto, de 10 anos, foi apelidada de “pequena heroína” na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, região central do estado. O apelido foi dado porque Luana agiu rapidamente ao socorrer Alice Valentina Souza, de 3 anos, que havia se engasgado ao comer uma paçoca. A estudante utilizou a manobra de Heimlich, técnica utilizada para desobstrução das vias aéreas.
A menina aprendeu o procedimento no projeto institucional “Bombeiro nas Escolas”, iniciativa do Corpo de Bombeiros que promove a cultura de prevenção para crianças do 4º ano do Ensino Fundamental, entre 9 e 10 anos. O projeto inclui oficinas teóricas e práticas sobre acidentes domésticos, prevenção de incêndios, primeiros socorros e simulações de evacuação.
“Percebi que ela ficou vermelhinha e sem respirar, minha mãe e a mãe da Alice deram tapas nas costas e eu disse que estava errado. Daí, eu cheguei atrás dela, abaixei e fiz a manobra que o sargento Fabrício me ensinou na escola e consegui desengasgar ela” relatou Luana.
O sargento Fabrício, militar do Posto Avançado de São Gonçalo do Rio Abaixo e responsável pelas oficinas na escola de Luana, expressou satisfação com o ocorrido. “Ver uma estudante tão jovem aplicar o que aprendeu de forma tão rápida e eficaz é motivo de orgulho. Isso mostra que o projeto está atingindo seu objetivo de formar cidadãos mais conscientes e preparados para ajudar o próximo”, afirmou.
Fonte: Amanda Alves – Itatiaia