Em um momento marcado pela disseminação de informações falsas, um grupo de pesquisadores do Centro Universitário de Formiga (Unifor-MG) está na linha de frente da luta contra as fake news científicas. Liderado pelo Prof. Dr. Heslley Machado Silva, o projeto de Iniciação Científica, em parceria com as alunas Ana Luiza Silva Pacheco e Clara Alves Silva, busca entender como os professores de ciências percebem e combatem a desinformação em sala de aula.
A pesquisa, intitulada “Professores de Ciências e a Percepção sobre Fake News Científicas: uma Abordagem Qualitativa”, tem como objetivo principal identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores ao lidar com a desinformação e como eles podem contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes.
A importância dos professores
Os resultados preliminares do estudo apontam para a importância crucial dos professores de ciências na disseminação de informações corretas e na formação de um pensamento crítico nos alunos. Ao mesmo tempo, a pesquisa também revela desafios como a falta de tempo e recursos para se manterem atualizados sobre as últimas descobertas científicas e as técnicas para identificar e refutar as fake news.
Impacto internacional
A relevância do tema e a qualidade da pesquisa realizada pela equipe do Unifor-MG já foram reconhecidas internacionalmente. Um artigo científico sobre o estudo foi publicado em uma revista de alto impacto, comparando os resultados brasileiros com os de outros países da América Latina.
O papel dos alunos na pesquisa
As alunas Ana Luiza e Clara destacam a importância de participar de um projeto como este. “É uma oportunidade única de aprender na prática e contribuir para a produção de conhecimento”, afirma Ana Luiza. Clara complementa: “Acreditamos que este estudo pode ajudar a melhorar a qualidade do ensino de ciências e a formar cidadãos mais conscientes e engajados”.
O futuro da pesquisa
O Prof. Heslley Machado Silva ressalta que a pesquisa ainda está em andamento e que novos resultados serão publicados em breve. “Nosso objetivo é continuar investigando este tema tão importante e contribuir para a formação de professores mais preparados para enfrentar os desafios da desinformação”, afirma o pesquisador.
Conclusão
A pesquisa realizada no Unifor-MG destaca a importância de investir na formação de professores e na produção de conhecimento científico de qualidade para combater a disseminação de fake news e promover uma sociedade mais informada e crítica.
Fonte: Unifor-MG