Estão abertas as inscrições para o novo concurso público da Petrobras, voltado para profissionais de nível técnico. Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de janeiro de 2024 neste link, pagando uma taxa de R$ 62,79. São 916 vagas em todo o Brasil, sendo 768 delas para a região Sudeste.
O salário inicial é de R$ 5.878,82 e os funcionários têm vários benefícios, como participação de lucros e dividendos, plano de saúde, benefício educacional para dependentes e plano de carreira.
A grande novidade deste concurso é a reserva de 20% para pessoas com deficiência (PcD), superior ao que a empresa já havia adotado nos certames anteriores (8%) e a exigência da lei (5%). Para pessoas negras, a reserva continua sendo de 20%. As cotas fazem parte de uma série de ações que a petrolífera pretende adotar nos próximos anos para melhorar os índices de diversidade, equidade e inclusão.
O investimento na diversidade está dentro da lista de práticas de ESG (sigla em inglês para meio ambiente, diversidade social e governança) adotadas pela Petrobras. “Nós temos uma subrepresentação de pessoas com deficiência dentro da empresa e o concurso é uma forma de dar mais representatividade para esse público”, explica o gerente de Recrutamento e Seleção da Petrobras, Danilo Garbazza.
Segundo ele, além de fortalecer as práticas do ESG, as reservas são importantes porque “há evidências de que mais diversidade gera mais inovação e mais resultados para um negócio”.
O gerente explica ainda que há benefícios específicos para os trabalhadores PcD. “Para quem atua no regime administrativo, há a opção de trabalhar em teletrabalho de forma integral, se a pessoa assim preferir. E para aquelas pessoas com deficiência que dependem de um cuidador, a Petrobras reembolsa o custo, oferece um auxílio-cuidador“.
Além de aumentar o número de trabalhadores PcD, a petrolífera também quer atrair mais jovens e mulheres para seu quadro de funcionários. “Algumas de nossas metas é, até 2030, ter 25% das lideranças formadas por pessoas negras e 25% de mulheres nos cargos de liderança”, explica Garbazza.
Vale lembrar que a atenção com a acessibilidade começa já na execução da prova, prevista para 24 de março. No edital, as pessoas com deficiência podem como requerir acessibilidade.
Mais concursos pela frente
O gerente de recrutamento explica que as vagas de nível técnico foram abertas conforme as demandas apontadas pelas unidades da Petrobras. E mais concursos devem ser abertos em 2024 e nos próximos anos – o Plano Estratégico, lançado em novembro, indica que a petrolífera deve gerar 280 mil empregos por ano até 2028.
Segundo Garbazza, a demanda se deve às sete novas unidades de produção e exploração que devem ser inauguradas até 2026, além da manutenção das unidades já existentes.
Vagas de reserva
Este concurso público aberto também prevê um cadastro de reserva com 5.496 vagas em todo o país. O processo terá validade de 18 meses, podendo ser prorrogado por igual período uma vez, a critério da Petrobras.
As vagas são para profissionais de nível técnico nas ênfases: Enfermagem do Trabalho; Inspeção de Equipamentos e Instalações; Logística de Transportes (Controle); Manutenção (Caldeiraria, Elétrica, Instrumentação, Mecânica); Operação; Operação de Lastro; Projetos, Construção e Montagem (Edificações, Elétrica, Instrumentação, Mecânica); Química de Petróleo; Segurança do Trabalho; Suprimento de Bens e Serviços (Administração).
Os requisitos de formação para cada área, a quantidade de vagas e distribuição para cada polo e as cidades que fazem parte do polo podem ser consultadas no edital do processo seletivo.
Fonte: O Tempo