A Petrobras divulgou nesta terça-feira (16), em fato relevante comunicado ao mercado, que a diretoria executiva da estatal aprovou uma nova estratégia comercial para a definição dos preços dos combustíveis.

“Petrobras informa que sua Diretoria Executiva (DE) aprovou na data de ontem 15 de maio de 2023, a estratégia comercial para definição de preços de diesel e gasolina da Petrobras, em substituição à política de preço de gasolina e diesel comercializados por suas refinarias. A estratégia comercial usa referências de mercado como: (a) o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação, e (b) o valor marginal para a Petrobras”, informou a Petrobras.

Na prática, a empresa alterou uma regra em vigor desde 2016, em que os preços dos combustíveis no Brasil acompanhavam as oscilações internacionais, sem uma intervenção do governo nos preços.

“A estratégia comercial tem como premissa preços competitivos por polo de venda, em equilíbrio com os mercados nacional e internacional, levando em consideração a melhor alternativa acessível aos clientes. Essa estratégia permite a Petrobras competir de forma mais eficiente, levando em consideração a sua participação no mercado, para otimização dos seus ativos de refino, e a rentabilidade de maneira sustentável. Com a mudança, a Petrobras tem mais flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores”, informou a Petrobras.

Fonte: Itatiaia

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