A Polícia Federal (PF) indiciou o deputado federal Zé Trovão (PL-SC), o sertanejo Sérgio Reis e outras 11 pessoas por incitação aos atos antidemocráticos do dia 7 de setembro de 2021, em Brasília. A informação foi revelada pelo Uol e confirmada pela Itatiaia junto à PF nesta sexta-feira (5). Segundo a polícia, o indiciamento ocorreu em abril.
Zé Trovão e Sérgio Reis estimularam a participação de caminhoneiros na manifestação antidemocrática. À época, dias antes do 7 de setembro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), expediu um mandado de prisão contra Zé Trovão, que ainda não exercia mandato como deputado. Caminhoneiro, ele liderou a categoria nos atos. Após a expedição do mandado, Zé Trovão fugiu e só se apresentou à Polícia Federal cerca de dois meses depois de se manter foragido.
À ocasião, a PF indicou que havia provas significativas sobre a existência de uma organização criminosa com atuação digital para financiar atentados contra a democracia brasileira. O cantor sertanejo Sérgio Reis também foi investigado neste inquérito.
Em 2021, diante das ameaças, a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao STF que os investigados fossem impedidos de circular nas imediações da Praça dos Três Poderes. O intuito do grupo era protestar contra o Supremo Tribunal Federal no dia da Independência.
A equipe do deputado Zé Trovão informou à reportagem nesta sexta-feira (5) que o parlamentar não participou de atos democráticos e que os advogados ainda não tiveram acesso às informações contidas no inquérito. “Temos total segurança que todas as manifestações do deputado foram e são no sentido da defesa dos interesses dos brasileiros”, escreveu em nota.
Fonte: Itatiaia