O Projeto de Lei 2130/24, que cria a Área Especial de Interesse Turístico (AEIT) “Mar de Minas”, segue em análise na Câmara dos Deputados e tem ganhado destaque por seu potencial de transformar o cenário turístico em dezenas de municípios mineiros.

A proposta tem como objetivo estimular o turismo nas cidades situadas no entorno dos reservatórios das usinas hidrelétricas de Furnas (Lago de Furnas) e de Mascarenhas de Moraes (Lago de Peixoto). Ao todo, 38 municípios serão beneficiados com a medida.

A criação da AEIT permitirá que a região receba atenção especial por parte do Estado, com foco no desenvolvimento do turismo, por meio de incentivos, investimentos e políticas públicas direcionadas.

O projeto também estabelece cotas mínimas de operação dos reservatórios para garantir o uso múltiplo das águas: 762 metros acima do nível do mar para o Lago de Furnas que abrange parte do território de Formiga e é um dos grandes atrativos turísticos da cidade, e 663 metros para o Lago de Peixoto.

Com o avanço da proposta, Formiga poderá ampliar ainda mais seu potencial turístico e econômico, valorizando a conexão com o “Mar de Minas” e reforçando o papel do município no desenvolvimento sustentável da região.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

 

 

 

COMPARTILHAR: