Um homem de 41 anos foi detido pela polícia da Austrália do Sul após a descoberta de cerca de 2.500 itens furtados em uma residência localizada em Adelaide. A operação ocorreu no último sábado e revelou um acervo avaliado em quase R$ 900 mil, incluindo 1.700 caixas fechadas de Lego.

De acordo com as autoridades, os produtos teriam sido subtraídos de diversas lojas de departamento e seriam comercializados online. A prática de furto para revenda pela internet tem sido alvo de operações específicas na região.

A quantidade de mercadorias apreendidas foi tão expressiva que foi necessário acionar reforço policial para auxiliar na remoção dos itens, que preencheram três caminhões. Entre os produtos recuperados estavam brinquedos de pelúcia, pistolas de água e caminhões de brinquedo de marcas como Pokémon, Barbie e Hello Kitty.

“O tamanho do furto é significativo e indica a profundidade da suposta atividade criminosa”, afirmou John De Candia, representante da Polícia da Austrália do Sul. Segundo ele, a operação é fruto da colaboração entre lojas e forças de segurança, com foco em infratores reincidentes e em casos que envolvem violência e ameaças durante os furtos.

De Candia também alertou para o papel dos consumidores na perpetuação desse tipo de crime: “Este tipo de furto não é sem vítimas. Aqueles que compram produtos baratos de sites online estão inadvertidamente facilitando este crime e nós os encorajamos a considerar isso”.

A polícia informou que, nos últimos meses, houve uma redução nos furtos em estabelecimentos comerciais na Austrália do Sul, resultado direto das ações de combate ao crime. Cerca de 2.500 prisões foram realizadas nesse período.

Com informações do O Tempo

 

COMPARTILHAR: