A posse do presidente eleito dos Estados Unidos está marcada para esta segunda-feira (20) em Washington DC. A data já foi alterada por congressistas americanos em outra oportunidade.
A primeira Constituição dos Estados Unidos, de 1788, determinava que as votações devem ocorrer na primeira quarta-feira de fevereiro e que os trabalhos dos parlamentares eleitos iniciassem na primeira quarta-feira de março.
A norma só foi alterada em 1932, quando, em meio aos problemas da Grande Depressão que assolava o país, decidiram encurtar o período de espera para que o poder do Executivo federal fosse alterado. Naquela época, as eleições ocorriam em novembro do ano anterior à posse.
Com isso, uma emenda à Constituição determinou que a posse deve ocorrer sempre ao meio-dia de 20 de janeiro.
E no Brasil?
A Constituição Federal de 1988 que determinou, em seu artigo 82, que o mandato de Presidente da República terá início em 1º de janeiro do ano seguinte ao da eleição.
Antes da norma, os presidentes e governadores eram empossados em 15 de março.
Contudo, em 2021 foi aprovada uma emenda constitucional que determina a nova data de 5 de janeiro para posse de presidente, medida que passará a valer a partir de 2027. A intenção é não coincidir com as datas de posse dos governadores, que ocorriam no mesmo dia, mas que agora foram alteradas para o dia 6 de janeiro, para que a cerimônia do Executivo federal possa ser prestigiada por outros políticos.
Os prefeitos eleitos seguem com suas posses em 1º de janeiro. Já deputados e senadores são empossados em 1º de fevereiro.
Fonte: Estado de Minas
Receba as publicações do Últimas Notícias em primeira mão no nosso grupo do WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DoD79bcrBLZIqK6nRN2ZeA