Os vereadores decidiram convocar o prefeito Aluísio Veloso/PT para prestar esclarecimentos na Câmara Municipal. Os questionamentos são referentes aos 14 itens apontados para o trancamento da pauta de votações e sobre demissões na Globoaves, que teve terreno doado pela municipalidade para a instalação da empresa.
A decisão de convocar o prefeito foi tomada na reunião de segunda-feira passada (19), mas o ofício comunicando ao prefeito da convocação só foi entregue na sexta-feira (23). Dois ofícios de origem do gabinete foram protocolados sobre o assunto nesta segunda-feira (26). Um deles informa que o prefeito está impossibilitado de atender à convocação, pois já tinha um compromisso anteriormente assumido em Brasília.
Na ocasião, o prefeito terá uma audiência com o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador federal Jirair Aram Meguerian. , com vistas a solicitar a instalação da Justiça Federal em Formiga, visto que foi sancionada no dia 4 de agosto a lei que cria mais 230 varas para a Justiça Federal.
A audiência está agendada para o dia 3, às 18h, por meio do deputado federal Jaime Martins/PR. O ofício foi lido em plenário, a pedido do próprio prefeito, para o conhecimento de todos os vereadores.
No outro ofício, o prefeito Aluísio Veloso convida dois vereadores para participarem da audiência. Gonçalo Faria/PSB foi convidado por estar acompanhando todo o requerimento de instalação da Justiça Federal, desde 2006, quando ele era o presidente da Câmara Municipal. Já o vereador Cid Corrêa/PR foi convidado por ser do mesmo partido de Jaime Martins, que intermediou a audiência.
O presidente da Câmara, Reginaldo Henrique dos Santos (Dr.Reginaldo/PCdoB) atendeu à solicitação do prefeito e remarcou a data da convocação impreterivelmente para o dia 9, a partir das 14h30. Em ofício datado do dia 26, enviado por Dr. Reginaldo ao prefeito Aluísio Veloso, o presidente ressalta que o não comparecimento a convocação, sem justo motivo, caracteriza infração político-administrativa, podendo dar ensejo de processo visando perda de mandato.

COMPATILHAR: