A Administração Municipal, consternada pelo falecimento da ilustre formiguense Ângela Tonelli Vaz Leão, nesse domingo (3), em  Belo Horizonte, decreta Luto Oficial no Município nesta segunda-feira (4), por meio da publicação do Decreto 10.308.

Ângela era uma cidadã exemplar, de conduta íntegra, respeitável e figura de singular importância para a arte, educação e cultura em Minas Gerais,

O Executivo formiguense manifesta solidariedade aos familiares e amigos enlutados.

Ângela Vaz 

Centenária, Ângela Tonelli Vaz Leão era bacharel e licenciada em Letras Neolatinas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou, por décadas, como professora na UFMG e na PUC Minas. Entre as inúmeras atividades desenvolvidas na área da educação, a formiguense coordenou e orientou estudos literários e linguísticos, especialmente sobre as “Cantigas de Santa Maria”, obras de “Afonso X”.

Em Formiga, Ângela Vaz foi uma das responsáveis pela instalação da Fundação Educacional de Formiga (antiga Faculdade do Oeste de Minas), atual Fuom.

A formiguense deixa o seu nome registrado em diversas obras literárias de sua autoria, como “O período hipotético iniciado por ‘ser’” (1961); “Contatos e ressonâncias: literaturas africanas de língua portuguesa” (2003); “Henriqueta Lisboa: o mistério da criação poética” (2004) e “História de Palavras” (2012).

Fonte: Decom

Decom

COMPARTILHAR: