Nessa quarta-feira (28), o presidente do Iepha, João Paulo Martins e o diretor Adriano Maximiniano se reuniram, de forma remota, com representantes dos usuários do Lago de Furnas, tombado pela Assembleia Legislativa através da EC 106.
Estiveram presentes o deputado estadual Professor Cleiton, representando a Assembleia Legislativa, o secretário executivo da Alago, Fausto Costa, a gestora da IGR Grutas e Mar de Minas, Fernanda Cunha e o presidente da Unelagos, Thadeu Alencar.
Na ocasião, foi ressaltado pelos representantes do Iepha de como o processo do dossiê de tombamento tem avançado e que será feito de forma participativa com os presentes que representam diversos segmentos da sociedade envolvida nos Lagos de Furnas e Peixoto.
Com o nível atual do Lago de Furnas desrespeitando o tombamento e a legislação atual, foi iniciada uma conversa que continuará nas próximas reuniões sobre as medidas a serem tomadas.
Também foram debatidas ações para auxiliar o andamento dos trabalhos e ficou acordado que novos encontros serão marcados para que o processo do dossiê se dê da melhor maneira possível, devido à sua importância totalmente reconhecida pelo presidente João Paulo e pelo diretor Adriano Maximiniano.
A postura de abertura do debate por parte do presidente e do diretor do Iepha foi bastante elogiada pelos presentes por ser algo inédito, porém, muito necessário, dentro do processo de tombamento do Mar de Minas.
Fonte: Unelagos