O tempo seco e quente dos últimos dias deve dar uma trégua, a partir desta terça-feira (9), quando uma frente fria chegará a Minas Gerais trazendo chuva para Belo Horizonte e para o interior.

Ao longo da semana, o friozinho também vai voltar. Não chove de forma significativa na capital desde o último dia 17 de maio.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta terça-feira e na quarta-feira (10), há previsão de chuvas fracas para Belo Horizonte e região metropolitana, além das regiões: Oeste, Sul, Triângulo Mineiro e Zona da Mata de Minas Gerais.

As precipitações devem melhorar a umidade relativa do ar que nestes últimos dias ficou em torno de 30% muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que é de 60%.

Na terça e quarta, os termômetros ainda vão ficar em 28ºC de máxima na capital mineira. Já na quinta-feira (11), as temperaturas vão cair, as máximas devem ficar em 24ºC e a mínima em 9ºC. O frio vai perdurar até o fim de semana. Pelo interior de Minas, também vai esfriar e há previsão até de geada no Sul de Minas.

Para esta segunda-feira (8) e terça-feira (9), já há alerta para chuvas intensas em 30 cidades mineiras. “Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, informou o Inmet.

Veja as cidades atingidas: 

Bom Repouso
Brazópolis
Bueno Brandão
Camanducaia
Cambuí
Campina Verde
Carneirinho
Consolação
Córrego do Bom Jesus
Delfim Moreira
Estiva
Extrema
Fronteira
Frutal
Gonçalves
Itapagipe
Itapeva
Iturama
Jacutinga
Limeira do Oeste
Monte Sião
Munhoz
Paraisópolis
Piranguçu
São Francisco de Sales
Sapucaí-Mirim
Senador Amaral
Toledo
União de Minas
Wenceslau Braz

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: