Na semana passada, os vereadores levantaram uma nova polêmica, dessa vez envolvendo a esposa do prefeito Aluísio Veloso/PT. Eles questionaram o fato de a primeira dama Zélia Veloso ter prestado serviços no gabinete do deputado Adelmo Leão/PT, em Belo Horizonte, de janeiro a outubro de 2006.
Os vereadores criticaram o fato de o prefeito ter empregado a esposa dele no gabinete de um deputado e, pior, pediram provas de que ela morasse em Belo Horizonte naquele período, alegando que a primeira dama poderia ter recebido dos cofres públicos sem trabalhar. O presidente da Câmara, Reginaldo Henrique dos Santos (Dr. Reginaldo/PCdoB) disse que encaminharia o caso ao Ministério Público.
Com a repercussão desse fato, moradores também quiserem esclarecimentos, como a pergunta enviada por Márcio Lopes ao blog ?Você Pergunta, Prefeitura Responde?. Em seu questionamento, o morador indaga se no mesmo ano (2006) Zélia Veloso não estaria envolvida em projetos do Centro Vocacional Tecnológico (CVT Formiga) ou também em projetos sociais junto à Secretaria de Desenvolvimento Humano.
Na resposta dada por meio do blog relata que a indagação dos vereadores feita na Câmara reflete o objetivo de ações de foco pessoal. Segundo informações da Secretaria de Comunicação, Zélia Veloso é coordenadora do CVT – Formiga, desde a sua inauguração, em 2 de março de 2007. Ela é bolsista de Extensão do CNPq Nível 3, responsável pela remuneração dos bolsistas que atuam no CVT.
Como ressaltado no blog, as bolsas só foram implementadas em julho de 2007, com isso, os bolsistas passaram a ser remunerados a partir de agosto de 2007, com efeito retroativo a julho do mesmo ano. Portanto, de janeiro a julho de 2007, tanto Zélia, quanto os demais bolsistas realizaram trabalhos voluntários para a comunidade formiguense .
Antes de trabalhar no CVT, Zélia Veloso, que é nutricionista, foi eleita presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Formiga (Comsea), por dois mandatos, entre 2005 e junho de 2009. Além disso, Zélia Veloso realizou trabalhos de pesquisa com o Grupo Maturidade nos anos 2005, 2006 e 2007.
Zélia Veloso confirma que prestou serviços ao gabinete do deputado estadual Adelmo Leão no período de 25/01/2006 a 03/10/2006. Ela atendeu a um convite do próprio parlamentar para coordenar um fórum sobre Nutrição-Obesidade – desafios e perspectivas, sendo inserida na Comissão de Saúde, da qual o deputado era o presidente.
A participação da primeira dama na comissão foi a de coordenar e executar o fórum técnico na área de saúde. Zélia Veloso garante que foi várias vezes à capital mineira, chegando a permanecer lá durante a semana inteira, dedicando-se ao projeto, que demandou muito tempo. Entretanto, algumas atividades, segundo ela, foram realizadas à distância, como contato com palestrantes de fora. Zélia Veloso afirma que tem documentos que comprovam a sua atuação no projeto.
A primeira dama disse ainda que a Assembleia Legislativa, por meio do gabinete do deputado Adelmo Leão, disponibilizará, documentos comprobatórios de suas atividades e enviará um relatório completo à Câmara Municipal.
Já a Secretaria de Comunicação enfatiza ainda que Zélia Veloso nunca pertenceu ao quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Formiga. O prefeito Aluísio não pratica o nepotismo.

COMPATILHAR: