A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho – Unipac Bom Despacho se destaca como uma das principais instituições de ensino do Centro-Oeste mineiro. No dia 24 de maio, a faculdade dará mais um importante passo e inaugura a sua Fazenda Experimental. O espaço será utilizado para a implantação de projetos agropecuários e ambientais dos cursos de medicina veterinária, agronomia e engenharia ambiental e sanitária.
De acordo com o diretor acadêmico, Ronaldo Lott, a área da Fazenda Experimental compreenderá 11 hectares divididos em espaços adequados para aulas práticas dos cursos. ?Será um espaço de aprendizado, onde os alunos implantarão os conhecimentos adquiridos em sala de aula?, afirma. A fazenda vai compreender áreas para pastejo rotacionado, plantio de pequenas e grandes culturas, área para silvicultura, além da implantação de um campo agrostológico, que serve para estudo e manutenção de espécies que serão analisadas nas aulas práticas.
Para o coordenador do curso de agronomia, Rodrigo Pontes, a fazenda vai oferecer ao aluno um maior contato com a prática, além de um espaço de interação e aprendizado para a sociedade. O grande ganho, afirma Pontes, é que o espaço será utilizado para desenvolver pesquisa e experimentos que poderão ser divulgados para produtores da região. ?Além de termos parcerias com empresas, como no caso da Embrapa, os conhecimentos aprendidos ali serão disseminados entre os fazendeiros. Isso certamente vai ajudar a valorizar e melhorar a qualidade do que é produzido em Bom Despacho e outras cidades?, explica.
Já o coordenador de engenharia ambiental e sanitária, Marcelo Drummond Martins, explica que o curso vai aproveitar a área para proporcionar aos alunos a oportunidade de acompanhar de perto o replantio e revegetação de uma área devastada. ?O aluno poderá comparar uma área não reflorestada com uma área reflorestada e aprender a utilizar as práticas ambientais sustentáveis?, explica. Outra novidade será a montagem de um viveiro, onde serão cultivadas mudas de plantas nativas da região e eucalipto, que serão doadas para reflorestamento junto com o Ministério Público. ?O espaço também será aproveitado nas disciplinas de topografia e geoprocessamento?, completa.
Para o curso de medicina veterinária os ganhos serão enormes, afirma a coordenadora Carolina Maria Viana de Freitas. Ela explica que dentro da fazenda experimental todas as disciplinas da área de produção animal serão beneficiadas, além disso, a partir de setembro desse ano, será implantado o curral com ordenha mecanizada. ?A fazenda será muito importante para o aprendizado do aluno que vai lidar na prática com o dia a dia da profissão?, explica. No local também vai funcionar a clínica veterinária, onde os alunos aprendem a lidar com animais de pequeno e grande porte.
Clínica de grandes animais
Junto com a Fazenda Experimental, a Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho também vai reinaugurar sua clínica de medicina veterinária para grandes Animais. Neste espaço os alunos do 7º e 8º períodos do curso de medicina veterinária terão acesso a uma grande infraestrutura para colocar em prática o que aprendem em sala de aula. A clínica vai funcionar junto com a Fazenda Experimental.
Com os novos equipamentos, os alunos realizarão atendimentos clínicos e cirúrgicos para bovinos e eqüinos e terão cursos de aperfeiçoamento. No espaço também funcionará o Centro de Biotecnologia da Reprodução Animal que prestará serviços aos fazendeiros da região na área de reprodução de bovinos e equinos. Outro importante benefício gerado com a ampliação será a realização de cursos incluindo a inseminação artificial em tempo fixo (IATF) e a transferência de embrião.
Cursos
Na Fazenda Experimental também serão oferecidos cursos de extensão para os alunos. Para este mês já estão marcados o de pastejo rotacionado, manejo de resíduos na agricultura, montagem de estufas para produção de hortaliças e produção de leite a baixo custo. A princípio, as aulas serão direcionadas apenas aos estudantes das três disciplinas.

COMPATILHAR: