O Procon Regional, que abrange Formiga, Córrego Fundo e  Pimenta, dá orientações sobre o tempo de espera em fila de banco.

Em Minas Gerais, a Lei Estadual nº 14235, de 26/04/2022, dispõe sobre o atendimento a clientes em estabelecimento bancário, e ficou conhecida como Lei dos 15 minutos, devido ao tempo estabelecido na mesma:

De acordo com o artigo 1º, fica o estabelecimento bancário obrigado a atender o cliente no prazo de quinze minutos contados do momento em que ele entrar na fila de atendimento.

Parágrafo único. Para os efeitos desta lei, considera-se:

I – cliente a pessoa que utiliza o caixa e os equipamentos de auto-atendimento em agência bancária ou posto de atendimento;

II – fila de atendimento a que conduz o cliente ao caixa e aos equipamentos de auto-atendimento;

III – tempo de espera o computado desde a entrada do cliente na fila até o início do efetivo atendimento.

O artigo 2º destaca:  A agência ou o posto de atendimento do estabelecimento bancário fornecerá ao cliente senha de atendimento, na qual constem o número de ordem de chegada, a data e a hora exata de sua entrada no estabelecimento.

Vale lembrar que idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou com crianças de colo possuem atendimento prioritário. O tempo de espera deve ser menor do que o convencional.

 O que fazer caso o banco não respeite o tempo previsto na Lei? 

A orientação é buscar inicialmente o SAC do próprio banco, registrando a reclamação. Caso o consumidor sinta a necessidade de reclamar em outros órgãos para ter a certeza de que a agência será notificada e, possivelmente, mudar sua atitude com relação ao cuidado e atenção com os clientes, é possível buscar outros órgãos como Procon, Banco Central  e a própria Febraban.

Nos casos mais críticos, no qual o consumidor se sentiu bastante prejudicado pelo atraso, ou teve prejuízos financeiros decorrentes da espera, é possível ingressar com uma ação. A indenização é uma das formas de penalizar os bancos pela sua má prestação de serviço aos consumidores.

Como comprovar o tempo de espera na fila? 

De acordo com o Procon, a melhor maneira para comprovar o tempo de espera em agências bancárias é guardando os tickets impressos. Neles constam os horários de sua retirada, comprovando assim a entrada no estabelecimento. E, também é possível solicitar ao banco para que emita um ticket com o horário de saída da agência bancária.

 Como reclamar no Procon?

Caso o consumidor queira registrar a reclamação no Procon é só agendar um horário do aplicativo Procon Formiga ou pelo WhatsApp (37)98418-7807.

Para os cidadãos que ainda não tem o aplicativo Procon Formiga, é simples. Acesse a loja de aplicativos do seu celular, pesquise aplicativo “Procon Formiga” e faça a instalação e siga o passo a passo para o cadastro.

Fonte: Decom

 

 

 

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